Gestão de Projetos Inovação Tecnologia

Moonshot thinking: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?

moonshot thinking

O Moonshot thinking é um dos mindsets utilizados no ambiente corporativo para o desenvolvimento de projetos inovadores. A metodologia convoca as empresas a expandirem suas possibilidades de planejamento e execução, para com isso alcançarem resultados até 10x superiores. 

Ficou curioso para saber mais sobre o conceito moonshot? Então continue a leitura e descubra como empresas podem implementá-lo em suas rotinas. 

O que é Moonshot Thinking? 

A palavra moonshot em tradução literal significa “vôo à lua”. O nome originou-se do projeto Apolo XI, responsável por levar o homem à lua pela primeira vez na história. 

Para que o marco fosse possível, a Nasa precisou utilizar inovações precursoras ao longo de toda missão. Não havia na época tecnologias à disposição para o alcance do objetivo, portanto, a solução foi o desenvolvimento de tecnologias que permitissem a chegada do homem à lua. 

E é esse todo o conceito por trás do Moonshot Thinking. Sendo este, portanto, a resolução de problemas através da utilização de soluções e tecnologias disruptivas para tal. 

A metodologia tem como principal objetivo fazer com que as empresas alcancem resultados 10 vezes maiores, e não apenas 10% melhores. Este tipo de mindset inovador é o grande responsável pelo desenvolvimento de tecnologias revolucionárias, como a inteligência artificial, por exemplo. 

Como implementar o Moonshot na sua empresa? 

Se a sua empresa almeja criar soluções cada vez mais “fora da caixa”, é preciso pensar grande e ir além. E o objetivo pode ser alcançado através da aplicação de conceitos do moonshot thinking na rotina do negócio. 

Entretanto, é importante ressaltar que, os projetos aplicáveis neste tipo de metodologia são considerados arriscados e são planejados a longo prazo. Afinal, o intuito é o desenvolvimento de um modo totalmente novo de se pensar o projeto, ou seja, algo ainda não explorado. 

Portanto, por se tratar de uma forma de pensar e executar exploratória, é de se esperar que isso demande um tempo maior para que o objetivo final seja alcançado. E vale ressaltar também que, ele nem sempre pode ser alcançado, afinal, estamos tratando de soluções nunca antes praticadas. 

Porém, quando alcançado resultados positivos, é algo considerado revolucionário, precursor para o mercado, o que por sua vez pode elevar consideravelmente o nível da sua marca. 

Veja como é possível implantar a metodologia moonshot thinking na rotina da sua empresa:

Mudança de mindset da cultura organizacional

O primeiro passo para aplicar qualquer mudança é a renovação de mindset. Neste caso, a cultura organizacional da empresa precisa estar voltada para a inovação em todas as etapas. 

Deve-se esquecer as soluções conservadoras e métodos tradicionais de desenvolvimento de projetos, e direcionar o foco para a resolução de problemas de forma não convencional. 

Para que isso seja possível, deverá ser repensado os processos internos, desburocratizando etapas e abrindo espaço para a criatividade de seu capital humano. 

Mais liberdade para a equipe 

A empresa só vai alcançar resultados positivos com o moonshot thinking se contar com talentos na equipe com habilidades estratégicas. Afinal, o desenvolvimento de projetos revolucionários exigem criatividade e inovação, pensamento ágil, visão sistêmica etc. 

Por isso, é fundamental que a empresa passe o protagonismo para o seu capital humano na tomada de decisão. Dessa forma, sua equipe se torna mais ágil e direcionada a encontrar as soluções certas nos momentos certos. 

Como já dissemos anteriormente, essa é uma metodologia que envolve riscos, logo, a liberdade de criação é crucial para que os profissionais possam se arriscar. E como sabemos, toda inovação nasce de um risco, portanto, não tenha medo de errar. 

Google X: case de sucesso da metodologia

O Google é uma das empresas responsáveis pela popularização do conceito de moonshot thinking no universo corporativo. A empresa adotou a metodologia em seu laboratório de projetos de inovação semi-secretos, o Google X.

Atualmente estão sendo desenvolvidos dezenas de projetos inovadores que objetivam solucionar problemas globais. 

“X é um grupo diversificado de inventores e empreendedores que constroem e lançam tecnologias que visam melhorar a vida de milhões, até bilhões, de pessoas. Nosso objetivo: um impacto de 10x nos problemas mais intratáveis ​​do mundo, não apenas uma melhoria de 10%. Abordamos projetos que têm aspiração e risco de pesquisa com a velocidade e ambição de uma startup.”

O projeto já desenvolveu um carro autônomo que tem objetivo de reduzir as mortes nas estradas causadas por erros humanos; balões de internet que viajam pelo espaço, estendendo a conectividade da Internet às áreas rurais; robôs que classificam a reciclagem dos lixos, dentre outros. 

Todas elas são inovações revolucionárias que podem transformar significativamente hábitos e tendências da população. Sendo esta a filosofia central do conceito de moonshot thinking.