Gestão de Projetos

Recrutamento e seleção de talentos: como a gamificação torna esse processo mais eficaz?

recrutamento e seleção de pessoas

Encontrar os talentos certos é fundamental para que seu negócio consiga alcançar os resultados almejados. Portanto, o recrutamento e seleção de pessoas é uma das etapas mais estratégicas para as empresas, e também uma das mais desafiadoras. 

É preciso ser assertivo na contratação de um capital humano que esteja alinhado com os objetivos da organização e demandas do mercado de trabalho. Mas como fazer isso? 

Uma das soluções é através do uso da gamificação no recrutamento e seleção. Essa estratégia vai colaborar para tornar esse processo mais eficaz. Descubra de que forma isso acontece ao longo do texto! 

Importância do capital humano

O primeiro ponto a ser levado em consideração é que, o capital humano é o recurso mais importante para qualquer negócio. 

Mesmo que estejamos na era da inovação, onde as tecnologias transformam rotinas, e tornam diversos processos mais simples e ágeis, as pessoas continuam sendo a base para que toda essa estrutura de inovação possa ser aplicada. 

Ou seja, é através da expertise das equipes, de suas competências como criatividade e pensamento estratégico, que as empresas são capazes de direcionar seus esforços no sentido da inovação. 

Ao contar com uma equipe capaz de atuar neste era inovadora, as organizações tornam-se mais competitivas e preparadas para lidar com os desafios do mercado de trabalho. 

Desafios do recrutamento e seleção de talentos

Uma nova visão de gestão de pessoas vem desafiando o processo de recrutamento nas empresas. Essa visão é a de que o principal ponto a ser levado em consideração na hora da contratação são os comportamentos e valores do candidato. São as famosas soft skills, ou seja, as competências comportamentais. 

Como já foi dito acima, existe um conjunto de soft skills que são estratégicas para que as organizações alcancem suas metas. Por isso, é tão importante que as empresas encontrem talentos com competências que estejam alinhadas com seus objetivos.

Então você pode estar pensando neste momento: “mas avaliar comportamentos é algo muito subjetivo”. Sim, é verdade. Porém, já existem ferramentas inteligentes no mercado que permitem que essa avaliação seja feita de forma assertiva. É o caso, por exemplo, da gamificação. 

Entenda como funciona a gamificação

A gamificação é o uso de mecanismos e dinâmicas de jogos que tem objetivo de servir a algum propósito. No caso da aplicação no RH, ela vai ser utilizada para o mapeamento das competências comportamentais das pessoas. 

Ou seja, através da interatividade dos jogos serão propostos desafios que vão exigir dos candidatos tomadas de decisão. Pode-se dizer que a maneira como cada pessoa reage às situações do jogo é um reflexo da forma que elas reagiriam em uma situação real, concorda? 

Portanto, a gamificação no RH fará uma avaliação do desempenho do candidato dentro do jogo. As decisões tomadas por ele serão avaliadas, e logo poderão ser identificadas suas competências predominantes. 

Ao final do jogo, as ferramentas de gamificação geram dados e relatórios com o mapeamento das competências de cada profissional. Este resultado, portanto, permite que a gestão tenha mais precisão nas tomadas de decisão durante o recrutamento e seleção de talentos. 

Vantagens do uso da gamificação no recrutamento e seleção de talentos

A gamificação torna o processo de seleção de pessoas mais ágil e eficiente. Com ela, o RH terá em mãos um painel de gestão de talentos, ou seja o People Analytics. Dessa forma, é possível realizar análises priorizando e segmentando os candidatos mais qualificados para um cargo específico.  

Além disso, por usar a metodologia de jogo, a gamificação promove um maior engajamento dos candidatos no processo de seleção. É uma forma interativa e divertida de obter os resultados. 

Além de buscar o talento certo para a posição certa, parte dessas tecnologias também tem a função de gerar inteligência para o gerenciamento dos talentos ao longo do seu ciclo de vida na empresa. Ou seja, pode também favorecer processos de progressão assertivos, engajamento do time e, por conseguinte, resultados positivos para toda a empresa. (ARBACHE, Ana Paula, 2019) 

Conheça o Mobi People

O Mobi People é a ferramenta ideal para tornar o recrutamento e seleção de talentos da sua empresa mais eficaz. Nossas soluções fazem o mapeamento das competências que um profissional deve ter para responder às metas, com aquilo que a empresa precisa para ser mais competitiva. 

Os assessment gamificados da Arbache Innovations estão alinhados  com as demandas do mercado, baseado em autores internacionais. 

A partir dos resultados gerados nos jogos dos candidatos, serão gerados relatórios individuais. O RH terá então acesso ao “Painel do Gestor” (local onde fica consolidada a inteligência de todo o processo), e poderá fazer ali a análise dos candidatos que tiveram melhor performance em cada comportamento, ou conjunto de comportamentos por competências. 

Com isso, o gestor terá mais informações para ser capaz de tomar decisões assertivas, sejam ela para a contratação, e até mesmo para fazer uma progressão de carreiras e trilhas de treinamento.

Referências: 

ARBACHE, Ana Paula. Tomada de decisão de precisão para contratação e desenvolvimento de talentos no século XXI: gamification e People Analytics como aliadas. In: https://arbache.com/blog/precisao-para-contratacao-e-desenvolvimento-de-talentos/ Acesso em: 22/07/2020

ROSSI, Carolina. Gamificação no RH: desenvolvendo e engajando colaboradores. In: https://arbache.com/blog/gamificacao-no-rh/ Acesso em: 22/07/2020