Mercado

Anywhere office: uma tendência para o futuro do trabalho

anywhere office

O anywhere office é uma modalidade de trabalho que implica em uma maior flexibilização da rotina organizacional. Os inúmeros benefícios deste conceito o tornam uma tendência cada vez mais real para as empresas de todo o mundo. 

Além disso, o atual cenário pandêmico que estamos vivendo com o coronavírus obrigou várias empresas a adotarem a modalidade como medida de isolamento social. Com isso, podemos dizer que, o que já era uma tendência, tornou-se uma realidade temporária, e com muitas chances de tornar-se permanente em um futuro próximo. 

Ou seja, a necessidade do momento abre possibilidades desta modalidade de trabalho se tornar permanente. Logo, empresas e profissionais devem estar preparados para atuar nestas condições de trabalho. 

Você está pronto para o anywhere office? Confira no texto a seguir alguns aspectos importantes que devem ser considerados para a prática dessa modalidade. 

Você pode se interessar também:

O que é anywhere office? 

Anywhere office significa trabalho em qualquer lugar, em tradução literária. Ou seja, é uma modalidade de trabalho em que não há um escritório, e os funcionários podem exercer suas funções de qualquer lugar do planeta. 

Graças ao advento da tecnologia, muitas empresas viram o recurso como uma possibilidade de eliminação de toda a infraestrutura corporativa. O espaço de trabalho volta-se totalmente para o ambiente digital, onde tudo pode ser resolvido de forma online. 

Pode-se afirmar então que o anywhere office é também um reflexo da transformação digital que acontece no mercado de trabalho. 

A era da inovação já chegou, e empresas e profissionais precisam cada vez mais se adaptar às disrupturas que se apresentam como consequência desta nova realidade. 

Anywhere office em tempos de pandemia 

No dia 20 de março de 2020 foi decretado estado de calamidade pública no Brasil em decorrência da pandemia de COVID-19. Desde então, a principal medida de contenção ao vírus é o isolamento social. 

Isso significa que as empresas tiveram que parar totalmente suas produções, ou, quando possível, transportá-las para dentro de casa. Ou seja, com todos os funcionários atuando de forma remota. 

Logo, a necessidade do atual momento obrigou as empresas e funcionários a adaptarem-se ao anywhere office, também conhecido como home office. 

E, se antes muitas organizações não recorriam à esta alternativa de trabalho por receio de dificuldade na adaptação, isso agora não existe mais. A rotina está sendo testada, o que por sua vez, abre margem para que reflexões sejam feitas para torná-la permanente também pós pandemia. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Talenses Group em parceria com a Fundação Dom Cabral, com 375 profissionais da área de RH de diferentes setores, cerca de 50% das empresas acreditam que as práticas de home office vão permanecer de forma integral ou parcial após a crise de COVID-19.

A tendência é, portanto, que muitas empresas tornem o anywhere office algo permanente. A questão é, você está preparado (a)? 

Vantagens desta modalidade de trabalho

Afinal, o que torna esta modalidade de trabalho tão atrativa para as empresas? Fizemos uma lista com alguns dos principais pontos de destaque do anywhere office, veja: 

  • Aumenta-se o leque de talentos à disposição. Ou seja, uma vez que a empresa pode contratar pessoas de qualquer lugar do país (e até do mundo), a tendência é que haja um aumento na diversidade de profissionais, e com isso, uma maior qualificação do seu capital humano. 
  • Mais qualidade de vida para os funcionários, principalmente quando considerado o fato de que não há necessidade de deslocamento até o escritório. Ou seja, menos tempo gasto com trânsito e/ou transporte público. 
  • A empresa reduz gastos com infraestrutura e despesas relacionadas ao ambiente físico. 
  • Maior flexibilização da rotina de trabalho. Muitas vezes os funcionários podem escolher a melhor hora para iniciar o dia de trabalho, e com isso, tornam-se até mais produtivos. 

Habilidades chave para o anywhere office

Ao levar o ambiente de trabalho para dentro de casa, ou qualquer outro lugar do planeta, é esperado que os profissionais possuam habilidades capazes de performar com qualidade dentro dessa rotina. 

Competências como a autoliderança e disciplina, por exemplo, são fundamentais, uma vez que não há uma supervisão direta do trabalho do funcionário. Exige-se muito mais das entregas e resultados do mesmo, do que do tempo de trabalho em si.

Além disso, pode-se destacar duas habilidades que serão chaves neste futuro próximo, são elas: adaptabilidade e flexibilidade. Em tempos de inovação constante, e de crise como a que estamos vivendo também, exigem que os profissionais sejam capazes de se adaptar com agilidade às situações adversas que aparecerão pelo caminho.

O profissional do futuro deve, agora mais do que nunca, oferecer soluções criativas e inovadoras para auxiliar as empresas a lidar com as instabilidades do mercado. 

Veja neste texto por onde e como começar a desenvolver competências estratégicas para o mercado de trabalho. 

Referências: 

Publicações Talenses. Processos de admissão, onboarding e treinamento no cenário COVID-19. In https://talenses.com/pt/publicacoes/news-that-matter/processos-de-admissao-onboarding-e-treinamento-no-cenario-covid-19. Acesso em: 17/06/2020

ROSSI, Carolina. Adaptabilidade e flexibilidade: as habilidades-chave do presente. In. https://arbache.com/blog/adaptabilidade-e-flexibilidade/ Acesso em: 17/06/2020