Empreendedorismo e Inovação Gestão de Projetos

O framework Scrum e os seus três papéis

O framework ágil Scrum é utilizado para desenvolver projetos de forma mais ágil e mais alinhada às necessidades atualizadas de seus clientes. Seus três papeis: Dono do Produto, Scrum Master e Time de Desenvolvimento, põem em prática os preceitos do Manifesto Ágil. 

O Scrum é muito utilizado na gestão ágil de projetos e requer equipes multidisciplinares e autonômos, algo essencial na Filosofia Ágil. Adotando o que propõe o Manifesto Ágil, torna-se mais fácil gerenciar processos e fazer boas entregas, pois o foco estará sempre na geração de valor ao cliente.

No Scrum não existem líderes e subordinados ou cargos com hierarquias, mas, sim, três diferentes papéis. São eles: o Dono do Produto, o Scrum Master e o Time de Desenvolvimento. Juntos, esses profissionais se auto-organizam e colaboram intensamente para solucionar os problemas do dia a dia de trabalho.

Os três papéis do Scrum e suas principais funções

Dono do Produto: ele é a “voz do cliente” dentro da equipe. Sua função é garantir que as entregas sejam feitas com o máximo possível de valor e manter contato constante com o cliente. Para isso, o Dono do Produto deve indicar ao Time de Desenvolvimento o que é preciso desenvolver em cada Sprint do Scrum e organizar as atividades em ordem de prioridade. A falta de clareza nessas instruções fatalmente reduzirá a eficiência da equipe e atrapalhará o resultado do projeto.

Scrum Master: ele é o “guardião” do framework Scrum. Seu papel é garantir a execução correta do framework, com práticas, eventos, artefatos e valores. Ele é um especialista no Scrum e ajuda o Time de Desenvolvimento e o Dono do Produto a seguir as melhores práticas ágeis dentro do framework. 

Time de Desenvolvimento: com 3 a 9 pessoas, o Time de Desenvolvimento é formado pelos especialistas na construção do produto ou serviço do projeto. No caso de desenvolvimento de softwares, que é a atividade na qual o Scrum se baseia, o Time seria formado por desenvolvedores e designers, por exemplo. Essa equipe é auto-organizável e define a melhor forma de realizar suas atividades e fazer suas entregas com qualidade, sendo orientada pelo Dono do Produto para entregar o maior valor possível e pelo Scrum Master para seguir as práticas ágeis do Scrum com eficiência.

A auto-organização e a produtividade no framework Scrum

Os três papeis do Scrum, juntos, compõem o Time Scrum. Essas equipes devem ser auto-organizáveis e ser capazes de tomar decisões para superar problemas complexos. Elas precisam usar sua criatividade e a colaboração para encontrar saídas para os desafios enfrentados.

Quando isso acontece, o Time Scrum ganha em performance e traz os clientes para perto, mostrando o valor de suas entregas. Esses profissionais são mais adaptativos e podem usar sua agilidade para entender as novas demandas dos clientes e do mercado e alcançar as metas dos projetos e das Sprints.

Entender e praticar o Scrum é algo que requer tempo, porque envolve a compreensão e adoção da Filosofia Ágil. Preparar as equipes de uma organização para lidar com mudanças e incertezas é fundamental e tem um efeito transformador nos resultados. O Scrum cria equipe mais unidas, flexíveis e produtivas e pode revolucionar a sua empresa.

Você pode entender se você e os colaboradores da sua empresa possuem as soft skills necessárias para a adoção de uma mentalidade ágil. Com o Assessment SELF Agile, você faz o mapeamento de suas competências de forma precisa e inovadora e recebe relatórios completos imediatamente. Usando inteligência artificial e gamificação, tornar sua carreira e empresa mais ágeis nunca foi tão fácil.