Geral Gestão de Pessoas

Produtividade no trabalho: dicas para manter o desempenho dos funcionários

Produtividade no trabalho

Para alcançar melhores resultados, as empresas devem buscar formas de monitorar e incentivar a otimização da produtividade no trabalho. Afinal, um dos maiores focos dos gestores é a formação de equipes ágeis e de alta performance. 

Portanto, para alcançar este objetivo é necessário oferecer ferramentas para manter os funcionários engajados e alinhados com os objetivos do negócio. 

Veja a seguir algumas estratégias que podem ajudar seu negócio a manter o desempenho dos funcionários. 

Você pode se interessar também:

Dicas para melhorar a produtividade no trabalho

A maneira como cada indivíduo gerencia o seu tempo é algo muito pessoal, às vezes o que dá certo para uma pessoa, pode não funcionar para a outra. Porém, é papel da empresa criar meios que vão otimizar a forma como cada um faz esse gerenciamento de tempo. 

Neste sentido, a adoção de alguns procedimentos e ferramentas na rotina podem ajudar a melhorar a produtividade no trabalho. 

Ferramentas de gerenciamento de projetos

As ferramentas de gerenciamento de projetos vão contribuir para dar mais objetividade para as demandas do dia a dia. Dessa forma, é possível fazer um acompanhamento mais próximo das tarefas, e ter um controle maior de como está sendo o desenvolvimento das metas da empresa. 

Veja algumas sugestões de ferramentas para sua empresa: 

Trello: a ferramenta vai ajudar sua empresa a personalizar o fluxo de trabalho da equipe. Na plataforma é possível criar quadros para organizar as tarefas, e acompanhar o andamento de todos os processos. Nela o gestor poderá visualizar de forma simplificada as tarefas a fazer, as que já foram feitas e aquelas que estão por fazer. 

Runrun.it: nesta plataforma é possível fazer o acompanhemento do status das tarefas da equipe em tempo real. Além disso, ele faz o controle de horas trabalhadas e oferece métricas de desempenho de cada funcionário. 

Asana: o software auxilia tanto no gerenciamento de projetos, quanto na comunicação interna dentro da equipe. Nele é possível criar tarefas, listas de pendências, acompanhar e monitorar todas as demandas da equipe, e também tem a funcionalidade de trocar informações sobre as tarefas dentro do aplicativo. 

Estipule metas e objetivos com prazos

Definir metas e objetivos é a melhor forma de incentivar a produtividade no trabalho. Com um foco claro, a equipe tem um propósito maior para desempenhar suas funções, logo, sentem-se mais motivados e consequentemente, mais produtivos. 

O mais interessante neste caso é destrinchar ao máximo as metas, definindo-as com prazos mais curtos. Isso é importante pois, um objetivo com prazo muito longo pode gerar desmotivação na equipe, e com o tempo a meta pode vir até a perder o seu propósito.

Logo, as metas de curto prazo vão contribuir para a criação de equipes ágeis e dinâmicas, além de incentivar a busca por soluções criativas e inovadoras para os projetos. 

Uma metodologia interessante de ciclos de metas curtos são as OKRs (Objectives and Key Results). Neste caso são definidos uma série de ciclos que giram em torno de 2 a 3 meses e podem chegar a no máximo 1 ano. 

Incentive o feedback e a troca de informações

Implementar uma cultura de feedback é fundamental para criar um maior senso de pertencimento da equipe com a empresa. Ao ter um espaço para falar e ouvir sobre seu desempenho, os funcionários se sentem mais valorizados, logo mais motivados a buscar por melhores resultados para a empresa. 

Ou seja, o feedback tem objetivo de desenvolver as pessoas, oferecer retornos que podem ajudá-las a melhorar seu desempenho, e com isso otimizar sua produtividade e resultados. 

Além disso, é importante prezar pela troca de informações. Divida as notícias com todos os membros da equipe, envolva todas nos processos de decisão, celebre as conquistas juntos, enfim, busque formas de alinhar as expectativas de todos, funcionários e empresa. 

Estimule as pausas durante o trabalho

Diversos estudos comprovam a importância de se fazer pausas durante o trabalho, esses pequenos “descansos” são fundamentais para estimular a criatividade, a memória e a concentração. 

Uma metodologia interessante que segue esse princípio é a Técnica Pomodoro, uma das mais famosas de gestão de tempo. Ela funciona da seguinte maneira: deve-se utilizar um cronômetro e dividir o tempo de estudos em blocos de 25 minutos. Assim que atingir esse tempo você deve fazer breves intervalos, de 3 a 5 minutos, essas pausas irão ajudar a aumentar a sua agilidade mental. 

Produtividade em tempos de home office

A dificuldade de ter uma boa produtividade nesta quarentena tem sido grande, assim, Daniela Serban, Head de Vendas da Integração Escola de Negócios, oferece dicas para aumentar a qualidade de vida e ajudar na realização das tarefas. Ouça no podcast da Arbache!

Banner no artigo "Produtividade no trabalho" para o eBook "Profissionais do Futuro"