Gestão de Projetos

A importância do Manifesto Ágil para o desenvolvimento de projetos

O Manifesto Ágil surgiu com o intuito de explorar os 4 valores e 12 princípios essenciais para um bom desenvolvimento de softwares. Hoje, suas ideias visionárias são a base de projetos ágeis em todos os segmentos.

A criação e os objetivos do Manifesto Ágil

O Manifesto Ágil foi criado em uma reunião, realizada em um hotel nas montanhas de Utah, nos Estados Unidos, em 2001. Nela, 17 desenvolvedores membros do eXtreme Programming (XP) discutiram os principais pontos do processo de desenvolvimento de softwares.

Eles decidiram que todo o conteúdo conversado deveria ser documentado. O que não imaginariam é que essa documentação se tornaria algo muito mais importante do que eles imaginavam. Hoje, os valores e princípios defendidos pelo Manifesto Ágil são a base do desenvolvimento de softwares e demais projetos com a filosofia ágil.

A agilidade, que não tem a ver necessariamente com trabalhar de forma rápida, é fundamental para lidar com incertezas e complexidades. Por isso, o Manifesto Ágil defende a valorização dos indivíduos e suas interações, o funcionamento das entregas, a colaboração com os clientes e a capacidade de lidar com mudanças ao longo do projeto.

Com isso, abre-se mão de questões burocráticas que não contribuem para a qualidade e velocidade das entregas. A valorização excessiva de processos e ferramentas, planos, renegociação de contratos e documentação abrangente torna-se inimiga da agilidade com o Manifesto.

Pregando essas melhores práticas, o Manifesto Ágil busca nos orientar para um melhor e mais ágil desenvolvimento de projetos.

Os valores defendidos pelo Manifesto Ágil

– Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: Pessoas e suas relações são a base para a realização de boas entregas. Uma equipe que coloca como prioridade seguir processos rígidos e usar determinadas ferramentas para realizar suas atividades terá menos agilidade.

– Software em funcionamento mais que documentação abrangente: O mais importante de tudo para a filosofia ágil é entregar valor ao cliente. Dessa forma, entregar valor com pequenas partes do software (que devemos entender como um produto ou serviço qualquer em outro tipo de projeto) é fundamental. Isso vale muito mais do que uma documentação abrangente e burocrática consumindo o tempo de trabalho do time.

– Colaboração do cliente mais que negociação de contratos: Projetos com alta complexidade e que lidam com incertezas do mercado estão sujeitos a mudanças contínuas. Por isso, mais importante que ficar renegociando contratos a cada mudança é colaborar e dialogar continuamente com o cliente. Dessa forma, será possível entender suas necessidades e entregar valor real.

– Responder a mudanças mais que seguir um plano: Se o projeto lida com incertezas e muitas complexidades, seguir um plano de forma rígida fatalmente vai levar à entrega de um produto defasado ou não alinhado às necessidades atualizadas dos clientes e demais stakeholders. Por isso, responder às mudanças é o mais importante.

Princípios

O Manifesto Ágil é composto por 12 princípios que orientam as ações para otimizar e maximizar os resultados e tornar os times mais ágeis em projetos em ambientes de incerteza. São eles:

1 – Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado.

2 – Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.

3 – Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.

4 – Pessoas de negócio e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.

5 – Construir projetos em torno de indivíduos motivados, dando a eles o ambiente e o suporte necessário e confiando neles para fazer o trabalho.

6 – O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é por meio de conversa face a face.

7 – Software funcionando é a medida primária de progresso.

8 – Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.

9 – Contínua atenção a excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.

10 – Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial.

11 – As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.

12 – Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Para aumentar a produtividade e a capacidade de adaptação dos seus projetos e equipes, é fundamental conhecer o Manifesto Ágil e adotar comportamentos ágeis. Uma boa forma de analisar o grau de dominância de soft skills de agilidade é por meio do Assessment SELF Agile. De forma rápida, inovadora e precisa, é possível compreender as competências comportamentais dominadas pelo profissional e montar estratégias de desenvolvimento.