Gestão de Pessoas Gestão de Projetos

A liderança com foco em resultados na condução de um negócio

Ter foco em resultados é nada mais, nada menos, que direcionar a energia da equipe para alcançar seus objetivos da forma mais assertiva possível. Entretanto, não é uma tarefa fácil: requer direcionamento e atitude de todos para estabelecer as prioridades e metas bem definidas.

Uma empresa só tem foco em resultados quando volta a sua atenção para o alcance de metas. Para que isso ocorra, é necessário criar uma equipe engajada, unida e com um mindset de busca por excelência. O time deve interagir e se impulsionar em busca das melhores entregas, sempre com a orientação e o direcionamento da liderança, que precisa criar esse espírito no grupo.

Nem todos os profissionais têm esse foco naturalmente, e por isso os líderes são tão importantes. Desenvolvendo essa soft skill, os colaboradores têm maior possibilidade de contribuir de modo efetivo e ajudar a empresa a melhorar continuamente as suas entregas e alcançar as metas estipuladas em todos seus projetos e atividades.

Impactos positivos do foco em resultados

Os profissionais que possuem metas e objetivos bem definidos e seguem bons planos de ação têm mais chances de sucesso, pois conseguem evitar distrações e obstáculos que afetam sua produtividade no dia a dia. Quando há foco nas entregas, a equipe perde menos tempo com questões de menor importância e valor para a organização. É importante manter o focar naquilo que agrega mais valor às entregas finais aos clientes e stakeholders do negócio.

A partir do momento em a equipe está bem direcionada e conhece as prioridades nas suas entregas e o que deve ser feito, o tempo de trabalho é otimizado. Aqui entra outro aspecto importante: a liderança deve fazer o time entender a diferença entre esforço e resultado. Trabalhar muito não significa, necessariamente, entregar muito. Senso de prioridade e agilidade nas entregas é algo fundamental para atingir metas e solucionar os problemas do dia a dia.

Quando um líder está perto de seu time, eles podem criar boas estratégias e planos de ação para entregar o que se espera, criando também um espírito de equipe que ajuda a impulsionar os resultados. Criar bons relacionamentos também é fundamental para o alcance de metas, pois a diversidade de opiniões, visões e habilidades aumentam a produtividade na execução de tarefas.

Criando uma mentalidade de foco em resultados na equipe

Como já falamos anteriormente, o primeiro passo para criar uma mentalidade de foco em resultados em um time é estabelecer prioridades, ter uma boa estratégia e definir metas de forma inteligente. A razão para isso é bastante clara: sem saber o que deve ser feito e o que se espera deles, os profissionais não conseguem maximizar sua produtividade e entregar tudo que são capazes. Tempo e recursos são perdidos, e a qualidade das entregas é impactada dessa forma.

Mas não é só isso que pode ser feito para o líder formar uma equipe focada em resultados. Vamos conhecer agora outras ações importantes:

  1. Organização pessoal

Um planejamento individual e coletivo deve estar sempre presente no dia a dia da equipe. Quando as tarefas do dia estão anotadas, fica muito mais fácil entender e executar tudo o que é necessário e dentro dos padrões de qualidade esperados, sem atrasos ou pendências para o dia seguinte. É ideal ter uma lista de prioridades, assim, as atividades mais urgentes serão feitas primeiro.

  1. Comemore as pequenas conquistas

É importante saber comemorar as pequenas conquistas do dia a dia. Uma equipe que vive sempre sobre cobrança e não celebra suas vitórias perde o senso de propósito e sua produtividade ao longo do tempo. E não é porque essas conquistas são pequenas que não devem ser comemoradas. Elas são passos e etapas de um processo mais longo, que vai culminar na entrega dos resultados e no alcance das metas finais. Saiba sorrir com seus acertos e motivar-se junto de toda a equipe.

  1. Conheça os seus limites

Todos nós temos limites, e, assim como precisamos saber celebrar nossas conquistas, precisamos saber a hora de descansar. Profissionais que tentam executar mais do que aguentam acabam não entregando nada. Por isso, mais uma vez, é essencial estabelecer prioridades, fazer uma boa gestão do tempo e não se distrair com o que não for necessário. Lembre-se: trabalhar muito não significa, necessariamente, entregar muito. Saúde mental e física em primeiro lugar!

  1. Tenha boas métricas

Para que seu cliente tenha a melhor experiência possível, é essencial que sua equipe tenha acesso a informações e métricas sobre o próprio trabalho e a qualidade das entregas ao longo do tempo. Com isso, é possível evoluir continuamente e saber o que de fato impacta positivamente seu negócio e onde seus esforços devem ser concentrados para alcançar grandes resultados.

Sendo aplicadas, a tendência é que essas ações comecem a fazer parte da cultura da sua empresa e da sua equipe, contribuindo com os resultados e refletindo no crescimento do negócio. O foco em resultados traz benefícios profissionais e pessoais para todos os envolvidos. Com entregas mais assertivas e melhores relacionamentos no ambiente de trabalho, os resultados financeiros vêm, as metas são alcançadas e o ambiente de trabalho se torna mais leve, produtivo e feliz.

A chave de ouro: trabalho em equipe

Quando o assunto é foco em resultados, o que não pode faltar é a colaboração de toda a equipe. A organização que visa boas entregas e deseja inovar necessita de uma equipe comunicativa, proativa, colaborativa e com senso de responsabilidade. Assim, é possível se superar a cada entrega.

E o feedback é crucial! Os líderes precisam garantir que os profissionais entendam onde podem melhorar para continuar evoluindo. O caminho para o sucesso não é garantido, mas se torna muito mais fácil seguindo todos esses passos.