Gestão de Pessoas Jogos de Negócios

Gamificação no RH: desenvolvendo e engajando colaboradores

Gamificação no Rh

A aplicação da gamificação no RH tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas organizações com o intuito de otimizar resultados.

Introdução

A metodologia contribui para o desenvolvimento e engajamento de colaboradores, permitindo com isso o alcance de inúmeros objetivos como por exemplo, aumento de produtividade, redução de turnover, dentre outros.

Você pode se interessar também:

O que é gamificação no RH? 

Você muito provavelmente já está familiarizado (a) com o universo dos games. Aposto inclusive que você pensou imediatamente em jogos como Mario Bros e PacMan, não é verdade? 

A ideia é essa mesmo, porém, com os jogos citados acima o objetivo é apenas proporcionar diversão e entretenimento. Mas por que não utilizar essa estratégia para atingir resultados dentro do universo corporativo? 

É exatamente este o princípio da gamificação no RH. Utilizar a diversão e o entretenimento como meio de atingir as metas da empresa. Portanto, podemos definir essa estratégia como o uso de mecanismos e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver os problemas e melhorar o aprendizado nas organizações. 

Como alavancar resultados com essa estratégia?

Utilizar a gamificação no RH significa investir na peça-chave de qualquer organização, que é seu capital humano. Afinal, as pessoas são a base de qualquer empresa, e é através de suas habilidades e capacidades técnicas que os processos são desenvolvidos e os resultados alcançados. 

Logo, investir no engajamento e desenvolvimento de pessoas é um ponto crucial para melhorar o desempenho e resultados das organizações. 

Portanto, o SELF vai ajudar neste sentido. Através de jogos dinâmicos e interativos será possível alcançar uma série de objetivos, como por exemplo: 

  • Resolver conflitos;
  • Integrar equipes;
  • Tomar decisões;
  • Senso de urgência;
  • Engajar;
  • Negociar;
  • Treinar;
  • Debater.

Quando utilizada de forma estratégica, os games são excelentes aliados para o desenvolvimento de talentos, contribuindo dessa forma para a formação de um time de alta performance. 

Pode-se dizer que a gamificação no RH ajuda as empresas a sobreviverem no mundo VICA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Isso acontece uma vez que a empresa será capaz de identificar talentos com habilidades estratégicas para o atingimento das demandas e metas requeridas dessa nova era. 

Benefícios da gamificação no RH

A principal vantagem da gamificação é o fato dela trazer os resultados esperados de forma dinâmica e interativa. Ou seja, através de jogos divertidos torna-se muito mais fácil engajar as pessoas, e como consequência desenvolvê-las durante o processo. 

Os resultados positivos são diversos para as empresas, dentre os principais pode-se citar o aumento da produtividade e engajamento com a cultura organizacional, assim como uma alocação interna mais estratégica dos talentos, a redução do turnover (rotatividade) e muito mais. 

Como implementar a gamificação na sua empresa? 

O primeiro passo para implementar a gamificação nas organização é definir qual é o objetivo principal. Ou seja, qual o resultado esperado com a metodologia. 

Eles podem ser diversos, como já citado acima, pode ser com o intuito de melhorar o engajamento da equipe, ou então torná-la mais estratégica e inovadora, por exemplo. 

Com esse foco definido, será possível buscar um game que vá atender às necessidades da sua organização. E então, caberá aos gestores definir os meios para monitorar e avaliar os resultados obtidos ao longo do processo. 

– Você sabia que a gamificação também pode ser utilizada em outras áreas? Confira no nosso artigo gamificação na educação.

Gamificação na Arbache Innovations 

A Arbache Innovations conta com o que há de mais inovador no setor de RH, Educação e Desenvolvimento Humano, com o diferencial de desenvolver ferramentas gamificadas, prontas para uso ou customizada.

As ferramentas possuem potencial de trazer um alinhamento entre a estratégia das organizações e o potencial do capital humano, para uma eficiente entrega de resultados. Além disso, proporciona inteligência e análise de dados, para auxiliar na tomada de decisão estratégica para os negócios.

Fernando Arbache, sócio-fundador e CIO da Arbache Innovations tem um convite para você que tem interesse em saber mais sobre o universo da gamificação para empresas. Dê play no vídeo e confira a oportunidade exclusiva que ele tem para oferecer: 

*Em 2021, Fernando passou o posto de CEO da Arbache para Ana Paula Arbache e assumiu a posição de CIO (Chief Innovation Officer).