Gestão de Pessoas

O ADKAR e a gestão de mudanças

O modelo ADKAR é fundamental para a gestão de mudanças. Ele é um acrônimo para os cinco resultados essenciais que o profissional deve ter para fazer uma mudança bem-sucedida. 

Se você deseja fazer uma boa gestão de mudança em sua empresa, é muito importante conhecer o ADKAR. Essa ferramenta auxilia o gerenciamento e ajuda os gestores a orientar suas equipes em direção ao sucesso.

O modelo foi desenvolvido em 2003 por Jeff Hiatt, com o intuito de auxiliar os colaboradores através de um processo de mudança dentro da organização. Mudanças nem sempre são fáceis, e muitas vezes elas não saem do papel, mas são necessárias. Portanto, o ADKAR pode ser a solução para a gestão da mudança em sua organização.

Os cinco pilares do ADKAR

Awareness (consciência): o primeiro estágio está ligado à aceitação de que a mudança deve ocorrer. Os profissionais e equipes devem entender que a mudança não é acidental e se conscientizar sobre a necessidade dela.

Desire (desejo): é preciso querer mudar e reconhecer a importância de fazê-lo! Nesse estágio, os colaboradores devem abrir mão da resistência e de sofrer passivamente, agindo em prol da mudança, desejando-a.

Knowledge (conhecimento): neste momento, os profissionais buscam reunir conhecimentos sobre os processos de mudança e seus objetivos. Dessa forma, é mais fácil encontrar os gaps e tomar iniciativas para fazer a transição e lidar com elas. 

Ability (habilidade): esse estágio requer que o colaborador aprenda novas habilidades e aprenda a gerenciá-las. Assim, a mudança poderá ocorrer e ser aceita. É preciso ter sede de conhecimento e adquirir os comportamentos necessários para realizá-la.

Reinforcement (reforço): sustentar a mudança não é fácil, mas é necessário! É essencial que as equipes entendam que a partir do momento em que a mudança é feita, não há retorno, e é preciso reconhecer sua importância.

A mudança acontece em duas dimensões, envolvendo a organização e os colaboradores. O modelo ADKAR orienta o processo e faz com que ela seja bem-sucedida. Isso só ocorrerá se ela ocorrer simultaneamente nas duas dimensões.

Importância do modelo ADKAR o sucesso da gestão de mudanças

Para que a gestão de mudanças ocorra de forma simples e natural, sem afetar a rotina dos colaboradores, é preciso que as etapas sejam bem definidas e determinadas. Esses estágios vão orientar todos os envolvidos na busca pela concretização dos objetivos e a identificação do que é necessário para atingir as metas.

Além disso, o modelo ADKAR é responsável por monitorar e planejar as atividades essenciais à gestão de mudanças, definir as metas dos colaboradores e fornecer o suporte necessário aos líderes. É crucial que isso seja feito, pois essa fase é valiosa para ajudar e orientar o time a realizar as mudanças e/ou ajustes essenciais!

Na prática, a gestão de mudanças não é tão simples e é um processo desafiador. Entretanto, diante de novos contextos e demandas do mercado, é preciso passar por ele. As organizações precisam desenvolver a consciência do motivo de ela estar ocorrendo, medindo esforços para que o produto e/ou serviço seja desenvolvido da melhor forma possível!