Muito se fala sobre as soft skills, mas poucas pessoas entendem de fato o seu conceito e importância no dia a dia. Elas são responsáveis por definir as características comportamentais para que o colaborador estabeleça a sua carreira.
As soft skills, também chamadas habilidades comportamentais, não se remetem apenas ao conhecimento técnico do colaborador, mas também à forma que ele se comporta no ambiente profissional. Com o aumento da competitividade e a criação de novos modelos empresariais, um dos principais pré-requisitos das organizações passou a ser a qualificação do time por competências. O intuito de criar um verdadeiro diferencial competitivo!
As soft skills são subjetivas, ou seja, estão ligadas à personalidade do indivíduo. Por isso, não é tão simples mensurá-las e desenvolvê-las, requer uma construção ao longo da vida e carreira. Entretanto, no dia a dia, essas habilidades podem ser mapeadas.
É um conceito que está sendo bem utilizado no meio empresarial, tendo em vista que as organizações têm exigido colaboradores que saibam lidar com os desafios presentes no trabalho e, por isso, tem sido bastante utilizado na seleção de novos talentos.
O impacto das soft skills no ambiente profissional
Elas são utilizadas justamente para que o líder entenda qual o nível de adaptabilidade, colaboração, resolução de problemas e tomada de decisões dos indivíduos, reforçando os talentos que irão compor a organização perante à um mercado com grande concorrência.
Entretanto, não adianta exigir as soft skills se elas não estão emergidas na cultura da organização! É preciso incentivar os colaboradores a aprimorá-las através de mentorias e capacitações, essenciais para o desenvolvimento profissional e o alavancamento da carreira.
Competências como comunicação, liderança, criatividade, inteligência emocional, flexibilidade e resolução de problemas são pré-requisitos em vagas de emprego muito valorizadas no mercado.
Afinal, as organizações carecem de colaboradores com sede de conhecimento e que estão em busca de procurar soluções para problemas recorrentes no ambiente profissional e, por isso, procuram conhecer e entender essas habilidades para utilizá-las em prol de grandes transformações e inovações no mercado!
Caso queira conhecer o grau de dominância em soft skills escolha um dos nossos assessment Self People na página da Arbache e tenha nas suas mãos um relatório completo com o seu desempenho! Isso o ajudará a conquistar os seus objetivos!
Deixe seu comentário