Geral

Visão sistêmica: a competência aliada dos profissionais e empresa para tempos VUCA/VICA (voláteis, incertos, complexos e ambíguos)

visão sistêmica

Ver o todo, de modo completo e holístico, é a capacidade que a visão sistêmica nos oferece. Ela é essencial para a identificação de diferentes variáveis presentes no contexto em que se vive e atua, bem como para formular hipóteses e tomar decisões assertivas nos negócios da empresa.

Nem todos os profissionais nascem com a visão sistêmica, por isso é importante desenvolver essa competência. Desta forma, essas pessoas têm a possibilidade de contribuir de modo efetivo para empresa em situações complexas e imprevisíveis.

O mundo VUCA ou VICA (Clique aqui e leia mais) coloca as empresas e seus profissionais frente a frente com essa imprevisibilidade. Cada vez mais é essencial ter profissionais na empresa com a capacidade de não somente resolver problemas, mas também criar coisas novas – inovar. Para tanto, a visão sistêmica, por meio dos pensamentos crítico e adaptativo, oferece caminhos possíveis para a empresa seguir e enfrentar o desconhecido, como é explicado abaixo: 

  • Pensamento crítico ou reflexivo: Por meio do raciocínio reflexivo ou crítico, o profissional pensa, analisa, conceitua, avalia, sintetiza e gera o entendimento correto para a tomada de decisão e a solução de problemas. Desta forma, podem-se gerar análises robustas, advindas de informações e variáveis que vão ajudar a formular a melhor alternativa para tomar uma decisão ou solucionar um problema.
  • Pensamento adaptativo: O pensamento adaptativo ajuda em processos de negociação e criação de consensos. Também é essencial para que a comunicação seja efetiva ao gerenciar as partes interessadas no negócio, na mudança de posicionamento e na construção de caminhos possíveis para a empresa se adaptar a um ambiente complexo.

Ambos favorecem a elaboração de projeções para a atuação da empresa no presente e no futuro e garantem a ela maior vantagem competitiva e melhor desempenho.

A visão sistêmica potencializa a análise do ambiente de negócios de modo reflexivo e crítico, fazendo a relação das variáveis que impactam positivamente ou negativamente o desempenho da empresa. Ela permite entender o macroambiente e o microambiente simultaneamente, sendo eles: 

  • O macroambiente é formado por fatores externos à empresa e que ela não controla: Aspectos legais, densidade demográfica, tecnologias, políticas, entre outros.
  • O microambiente é formado por fatores internos e externos que são controláveis pela empresa: Sua governança, a gestão financeira, os recursos humanos, entre outros. 

O desenvolvimento da visão sistêmica é condição para que profissionais e empresas possam competir no ambiente VUCA/VICA. Ao construir cenários com maior assertividade e entender o setor, o mercado e o segmento no qual atua, a empresa se antecipa às possíveis turbulências geradas por esse ambiente e age com maior clareza e efetividade para garantir sua permanência e o sucesso no mercado.

O profissional, ao desenvolver a visão sistêmica, será capaz de entender a sua posição no mercado de trabalho e estabelecer estratégias que vão gerar mais empregabilidade e sucesso para a sua carreira. Ganham os dois: empresa e profissional.

Para saber mais a respeito da visão sistêmica e mapear o seu grau de conhecimento em relação a essa competência, jogue os games: Liderança Inovadora e Liderança em Vendas, disponíveis em: https://arbache.com/pt/loja-virtual. Faça também nossa trilha de aprendizagem de visão sistêmica, preparada pelo Prof. Dr. Ronaldo Rangel. 

Referências Bibliográficas.  

ARBACHE, Ana Paula, ARBACHE, Fernando Arbache. As organizações e carreiras que não inovarem virão a óbito: entenda o por quê. Quais os argumentos e conceitos que suportam essa afirmação? In: https://arbache.com/blog/as-organizacoes-e-carreiras-que-nao-inovarem-virao-a-obito-entenda-o-por-que-quais-os-argumentos-e-conceitos-que-suportam-essa-afirmacao/>. Acesso em 03/04/2020. 

BOAVENTURA, J. M Teoria dos Stakeholders e Teoria da Firma: um Estudo sobre a Hierarquização das Funções-Objetivo em Empresas Brasileiras. Trabalho apresentado no XXXII EnANPAD, Rio de Janeiro, 2008.

BUARQUE, S. Metodologia e Técnicas de Construção de Cenários Globais e Regionais. Texto para Discussão 939, IPEA. Brasília, fevereiro de 2003

CARVALHO, R.; POCINHO, M. e SILVA, C. Comportamento Adaptativo e Perspectivação do futuro: Algumas evidências nos contextos da Educação e da Saúde. Reflexão e Crítica, v 23, n 3, 554-561, 2010.

CAVALCANTE, L. R. Ambiente de negócios, investimentos e produtividade. In: DE NEGRI, F.; CAVALCANTE, L. R. Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes. Brasília: Ipea, 2015.

CLEMEN, R. T. Making hard decisions with Decision Tools. New York: Duxbury Press, 1996.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.