Carreira Gestão de Pessoas

Como a inclusão das soft skills é importante em um processo seletivo

As soft skills são um conjunto de habilidades comportamentais, mentais, emocionais e sociais. Elas são responsáveis por influenciar diretamente o modo que um colaborador se relaciona com o outro no local de trabalho.

Diante do avanço tecnológico e de um mercado com diferencial competitivo, algumas competências e habilidades passaram a ser pré-requisito para os profissionais alcançarem sucesso dentro das organizações. 

Para montar um time com alta performance, é essencial que os colaboradores da organização façam um mapa mental com as competências consideradas indispensáveis. A partir disso, o processo seletivo poderá ser moldado visando trabalhar e desenvolver essas soft skills nos candidatos. O recrutador deve estar atento quanto ao desempenho dos mesmos para identificar se possuem as características pré-estabelecidas como essenciais!

Entretanto, as competências desejadas precisam ser coerentes com a cultura organizacional da organização, ou seja, com os hábitos e valores considerados como importantes para que a mesma tenha um bom funcionamento. 

Habilidades como comunicação, gestão de conflitos, resolução de problemas, empatia, inteligência emocional e organização são algumas das principais quando se trata da contratação de um novo colaborador, tendo em vista que os resultados serão mais eficientes e condizentes com os objetivos da organização contratante.

As soft skills podem ser medidas a partir da aplicação de testes comportamentais, afinal, a partir dele será possível identificar quais atitudes os candidatos tomariam diante de diferentes situações enfrentadas no dia a dia. A partir do resultado, será possível compreender e avaliar as características e a personalidade de cada participante do processo seletivo e, assim, escolher os talentos que melhor se adequam à organização.

Caso queira conhecer o grau de dominância em soft skills, escolha um dos nossos assessment Self People na página da Arbache e tenha nas suas mãos um relatório completo com o seu desempenho! Isso o ajudará a conquistar os seus objetivos!