Gestão de Pessoas

Conheça 6 soft skills essenciais para o empreendedorismo

As soft skills são habilidades comportamentais essenciais para o empreendedorismo. Quando bem desenvolvidas, ajudam os profissionais a desenvolver e vencer à frente de uma empresa.

Através do desenvolvimento de soft skills é possível aumentar a produtividade de profissionais e equipes e criar um ambiente de trabalho mais agradável. Entre várias outras possibilidades, elas nos ajudam a trabalhar em equipe, dialogar, criar novas ideias e desenvolver novos e melhores produtos, serviços e processos. E diante de tantas dificuldades no ambiente profissional, elas também nos ajudam a manter a cabeça no lugar e focar no que é essencial.

Desenvolver soft skills é possível, mas requer a motivação dos profissionais. É preciso mapeá-las para entender e controlar suas emoções e sentimentos em um processo de aprimoramento de habilidades comportamentais. Sair da zona de conforto é fundamental.

Para empreendedores prosperarem, é importante desenvolver, em especial, seis competências comportamentais. São elas: liderança, aceitação de riscos, criatividade, resiliência, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal.

As soft skills para o sucesso do empreendedorismo

Liderança 

No dia a dia de trabalho, inúmeros desafios surgem, e é essencial que os empreendedores sejam capazes de liderar suas equipes para solucionar problemas com agilidade e encontrar o caminho ideal para o sucesso do negócio. Seja no atendimento a clientes ou no desenvolvimento de inovações em produtos ou serviços, a liderança é fundamental.

O líder também é responsável por treinar e motivar as equipes, criando um ambiente de trabalho produtivo e inclusivo. Promovendo o bem-estar da equipe, o empreendedor ajuda a desenvolver profissionais capacitados e colaborativos.

Aceitação de riscos

Os riscos devem ser estudados e não temidos! Afinal, todo negócio envolve riscos, e em vez de correr deles é preciso entender o que precisa ser feito para atingir suas metas. Grandes ou pequenos projetos podem impulsionar nossas carreiras, e por isso ao empreender é necessário estar preparado para lidar com incertezas.

Empreendedores de sucesso inovam em suas áreas de atuação e aprendem a lidar com o erro e o risco de fracasso com responsabilidade e coragem. A flexibilidade e a capacidade de se adaptar às mudanças do mercado são fundamentais para vencer à frente de uma empresa.

Criatividade 

A concorrência no mercado cresce cada vez mais, e para superá-la é preciso atender às demandas dos clientes. Para isso, é necessário desenvolver produtos e serviços inovadores, usando a criatividade para se destacar das outras empresas. O empreendedor precisa ser criativo para superar desafios e levar seu negócio adiante com soluções inéditas ou com vantagens comparativas.

O empresário criativo tende a contagiar toda a empresa com essa postura, favorecendo a criação de uma cultura organizacional inovadora e aberta à diversidade. Promover a liberdade de expressão e o pensamento crítico é algo que ajuda o empreendedor nesse processo. Dessa forma, a empresa se torna capaz de criar inovações incrementais e disruptivas e estratégias de negócio vencedoras.

Resiliência

Diante de um cenário de incerteza, pressão, alta concorrência e mudanças no mercado, é preciso ter resiliência para vencer à frente de um negócio. Isso se torna ainda mais importante no Brasil, onde o ambiente de negócios é burocrático e atrapalha o crescimento das empresas. Por isso, resiliência e capacidade de adaptação a novas realidades diante de mudanças no mercado e nas demandas dos clientes é fundamental.

Quando o empreendedor é resiliente e forma times resilientes, é possível vencer os problemas com mais rapidez e bem-estar, encontrando soluções para cada desafio. A resiliência nos ajuda a levantar após sofrer revezes e seguir em frente para atender às novas demandas do mercado e aproveitar as oportunidades.

Trabalho em equipe

Essa é uma das habilidades mais requeridas pelas empresas no século XXI, com o aumento do tempo que as pessoas passam no trabalho. Além disso, a complexidade das demandas e as incertezas exigem que equipes compostas por pessoas diversas e com múltiplas habilidades trabalhem alinhadas. Se o empreendedor não consegue trabalhar de forma produtiva com outras pessoas e formar times unidos, a qualidade de vida e a produtividade do trabalho tende a cair.

É preciso saber escutar com humildade, analisar soluções para os problemas em conjunto e debater para encontrar as melhores saídas. Equipes unidas conseguem lidar melhor com as incertezas, criar novas ideias e sair da zona de conforto para levar a empresa ao sucesso com senso de pertencimento.

Relacionamento interpessoal

Essa soft skill é crucial para os profissionais administrarem momentos de crise e manterem a boa convivência e a produtividade ao longo do tempo. Pessoas são complexas e diversas, e é preciso saber cultivar boas relações para que um negócio vá adiante.

Quando o empreendedor tem dificuldade para aceitar a diversidade e entender as pessoas com quem trabalha, o foco e a motivação das equipes são duramente afetadas. 

Para desenvolver suas soft skills, é importante que o empreendedor, antes, mapeie as suas competências comportamentais. Isso possível por meio de ferramentas tecnológicas e inovadoras como o SELF Empreendedorismo, um assessment único no mercado desenvolvido pela Arbache Innovations.