Geral Gestão de Pessoas

Persistência para encontrar novas e boas saídas para um negócio

Quando novos produtos e/ou serviços são criados ou novas demandas surgem, é preciso trabalhar competências como versatilidade, criatividade, organização e persistência para gerir o negócio.

Todo empreendedor precisa acreditar nas suas ideias e nos seus clientes para ter o desempenho esperado. Disposição para “mergulhar de cabeça” e aperfeiçoar o negócio é fundamental para ter chance de conseguir os resultados desejados. Mas também é importante ter consciência de que isso não acontece de uma hora para a outra: as experiências são adquirida com o tempo. 

A persistência é uma aliada neste processo. É necessário insistir em seus planos e projetos com muita dedicação, interesse, resiliência e perseverança, ainda que tudo pareça dar errado. Portanto, se você está à frente de um negócio, tenha persistência e autoconfiança para não desistir diante de adversidades! Os negócios carecem de pessoas adaptativas e flexíveis, dispostas a passar pelas mudanças necessárias para chegar ao sucesso.

A persistência em cenários desfavoráveis

Empreendedores persistentes depositam confiança e tempo em suas ideias e se esforçam para aperfeiçoar os seus conhecimentos sempre que possível. Diante disso, é essencial que tenhamos objetivos bem definidos, pois eles contribuirão para a estratégia do negócio e poderão alavancá-lo.

Em momentos de dificuldade, desistir pode ser uma vontade, mas não uma opção. Quando almejamos o sucesso, a autoconfiança é crucial para seguirmos batalhando pelos nossos objetivos. Afinal, idealizar modelos é perfeitamente normal para todos os seres humanos. 

Fato é que o medo e o risco andam lado a lado em nossas carreiras, projetos e negócios. Por isso, é necessário muito planejamento, ousadia e esforço para empreender em tempos de incerteza. Soft skills como flexibilidade, comunicação assertiva e inteligência emocional são algumas chaves para o sucesso.

Há uma grande relação entre essas competências e o sucesso, e é necessário colocá-las em prática e seguir em frente, independentemente das dificuldades enfrentadas!

Persistência X Teimosia

A persistência e a teimosia são conceitos separados por uma linha tênue. Apesar de estarem relacionados ao foco em resultados e propósitos, eles possuem uma grande diferença. Ela reside no fato de que a persistência está ligada à resistência de não perder o foco, mesmo em situações difíceis. Dessa forma, ela é responsável por direcionar os esforços para o alcance de metas.

Por outro lado, a teimosia está relacionada à inflexibilidade e à incapacidade de colaborar com a equipe em novas situações. O empreendedor ou profissional teimoso sente dificuldade para ouvir a opinião de outras pessoas e se abrir a novas ideias. 

Para persistir é preciso conservar o foco nos objetivos e regular os meios para alcançá-los, de acordo com as necessidades. E lembre-se: desenvolver competências como a persistência é possível e requer esforço. As pessoas não nascem dominando soft skills, mas, sim, as desenvolvem ao longo da vida, a partir de suas experiências.

Ser um empreendedor persistente pode parecer difícil e trabalhoso quando o esforço não surte efeito da maneira que gostaríamos. Nesses casos, devemos procurar ajuda motivacional como uma forma de incentivo para continuar tentando, rumo às conquistas que visamos. A vontade de desistir nunca pode ser maior do que a vontade de obter sucesso nos negócios!