Empreendedorismo e Inovação Mercado

Empreendedor – Sinônimo De Persistência

Colaboradores: Daniel Hatkoff e Joao Cardoso

O que é ser empreendedor?

Um empreendedor é alguém que tem como premissa acreditar em algo que ainda não foi feito e, por isso, acaba criando um novo produto ou serviço. Como trabalha com criação, “inventos”, ele terá que ter habilidade, versatilidade, organização e muita persistência para iniciar seu negócio, principalmente quando não possuir capital para lançar a sua start-up.

Como acredita em sua capacidade, em suas ideias e, principalmente, por ter pouca aversão a risco, o empreendedor, mesmo sem recursos, vai em frente. Em geral, pessoas com essas características são pouco apegadas a rótulos, modelos estáveis de vida ou mesmo enquadramento a regras, pois vislumbram, acima de tudo, a mudança.

Inovar é a palavra-chave. Porém, isso traz um problema: como se tratar de uma inovação, sendo então diferente de tudo que já fora registrado em livros, por não haver best-casesem que possa se basear e seguir um caminho já trilhado por outros e, ainda, devido à soma de todos esses fatores, o empreendedor terá que romper o ceticismo do mercado e de investidores para alcançar o sucesso.Embora trabalhe com o  novo, é preciso que seus conhecimentos estejam alinhados com as teorias e práticas já exercidas, pois essa é a forma para reduzir riscos. Ao compreender o passado, saberá qual caminho não trilhar.

Nesse sentido, a qualidade que melhor descreve um empreendedor de sucesso é a persistência.

Os casos de sucesso, quando ocorrem, fazem surgir novas empresas que podem gerar bilhões de dólares e milhares de empregos como resultado.Os exemplos mais notórios de empreendedores que obtiveram sucesso com suas invenções são Bill Gates e Paul Allen, criadores da Microsoft; e Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da Apple. Essas duplas iniciaram seus negócios em garagens, ganhando posteriormente o mundo com suas ideias revolucionárias, transformando suas organizações em empresas com valores na casa de centenas de bilhões de dólares.

Entretanto, mais do que os bilhões de dólares que elas representam, ambas  fizeram ainda mais:  mudaram o mundo na forma em que pessoas e empresas trabalham, se divertem e se comunicam. Seus computadores e softwares permitiram mais produtividade e exatidão na construção de documentos, planilhas, filmes, projetos, etc;ampliaram a capacidade dos profissionais em melhorar sua produtividade; permitiram usar suas invenções como suporte para que fossem projetados novos remédios, carros e aviões, com maior rapidez e precisão. Os computadores pessoais revolucionaram a vida de todos que têm acesso a esses equipamentos e, de certa forma, até dos que ainda não têm.Isso sem dizer da importância que tiveram como base para que outros empreendedores pensassem em novas ideias fascinantes e, a partir delas, criassem produtos ou serviços que revolucionaram o diaadia de todos.

Com computadores e softwares da Apple, sistemas da Microsoft, ou outros equipamentos similares foi possível o nascimento de ferramentas como o Google–criado pelos empreendedores Larry Page e Sergey Brin, e a rede social Facebook – criada por Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hugheso, hoje um dos principais “ambientes” de compartilhamento de opiniões, pensamentos, ideias, enfim, de vida. Essas inovações mudaram ainda mais a forma como as pessoas realizam as mais diversas pesquisas, se comunicam, navegam em ruas ou estradas, assistem vídeos ou compartilham suas vidas.

Hábitos, formas de agir, pensar e idealizar foram radicalmente modificados, pois tais criações, em conjunto com as já desenvolvidas pela Apple e Microsoft, democratizaram a informação, tornaram possível o compartilhamento de ideias e levaram novos pontos de vista às pessoas, que anteriormente eram segregadas das verdades relativas ou absolutas, dando a elas a autonomia de escolherem uma ideologia e os caminhos a serem seguidos, pois as palavras passaram a ser múltiplas, com centenas de vozes e milhares de formas de ver a vida.

Essas mudanças foram originadas a partir de cabeças pensantes e persistentes de pessoas que,por acreditarem no seu ideal, fizeram surgir novos produtos e serviços, servindo como base para uma grande revolução que, certamente, não parará por aí, mas será o alicerce para criações que poderão revolucionar ainda mais o mundo.

EMPREENDEDOR

O dom criativo associadoà ideologia de mudar são os combustíveis para os empreendedores. No entanto, é necessário abastecer a máquina certa: aquelaque esteja calibrada, estruturada e preparada para ser lançada, ou seja, é necessária uma equipe de alta performance para transformar as ideias em uma empresa de sucesso.

Com esses requisitos, cada degrau alcançado por uma nova start up servirá de base para a construção demais uma etapa da história da evolução do homem. A escada para o futuro é uma construção conjunta, onde cada novo empreendedor deixa seu legado de ideias e ideal.

Daniel Hatkoff

daniel@pitzi.com.br

Daniel Hatkoff, empreendedor Norte Americano, fundador da Pitzi.com.br, o primeiro clube de proteção para celulares contra acidentes no Brasil. Conselheiro do fundo de Venture Capital Flybridge Capital Partners. Trabalhou em capital de risco e banca de investimentos na WarburgPincus e Morgan Stanley em Nova Iorque.

Joao Cardoso

joao@taclaro.com

João Cardoso empreendedor Português, radicado no Brasil, co-fundador da Taclaro.com a primeira corretora com contratação online dos principais seguros. Trabalhou em capital de risco de investimentos na ForumPartners e Morgan Stanley em Londres. João é formado em Economia pela Universidade Nova de Lisboa.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.