RH

Trainer Game: inovação no desenvolvimento de soft skills

Uma ferramenta inovadora que promove o treinamento e desenvolvimento de soft skills em profissionais. Conheça o Trainer Game e como ele usa inteligência artificial e gamificação para mapear a evolução dessas competências em trilhas de desenvolvimento lúdicas.

Para formar times de alto desempenho e melhorar a gestão de equipes, as empresas e os RHs precisam que os profissionais sejam capazes de tomar boas decisões e fazer boas entregas. É importante que os colaboradores possuam competências comportamentais e consigam aplica-las para superar os desafios do dia a dia e solucionar problemas.

Essas habilidades, também conhecidas como soft skills, têm como reflexo as tomadas de decisão dos profissionais e podem e devem ser continuamente aprimoradas. Por isso, a Arbache Innovations desenvolveu o Trainer Game, uma solução inovadora que realiza o desenvolvimento de competências comportamentais. O processo acontece através do uso de inteligência artificial, design instrucional e gamificação.

O Trainer Game é um facilitador da educação corporativa e otimiza a gestão de pessoas dos profissionais de RH. Ele realiza um mapeamento do processo de aprendizagem, fornecendo aos gestores relatórios completos com os resultados, erros e acertos de cada colaborador e líder da empresa em diversos tipos de tomada de decisão relacionados às soft skills que sua empresa precisa.

Há uma clara geração de valor para as empresas, ao mostrar as suas dores e a importância de fortalecer as soft skills. 

Dessa forma, a empresa consegue entender, após o processo de Treinamento e Desenvolvimento, se ainda há gaps e oportunidades de aprofundar os conhecimentos necessários para que as equipes se desenvolvam ainda mais. A tecnologia identifica e trata as dores da empresa e contribui para a evolução dos talentos da organização de forma ágil, precisa e lúdica.

Estrutura e funcionamento do Trainer Game

O Trainer Game é composto por games, onde os conhecimentos e o processo de aprendizagem são testados e mapeados, e materiais pedagógicos interativos. O foco é orientá-los no desenvolvimento pessoal e conscientizá-los acerca de suas ações e da aplicação das soft skills no dia a dia de trabalho. Todos esses elementos podem ser acessados pelo computador ou por smartphones e dispositivos móveis.

A gamificação, somada ao uso de storytelling, torna o processo de mapeamento da aprendizagem muito mais assertivo. Por meio de tomadas de decisão em ambientes organizacionais simulados, os profissionais e seus gestores podem acompanhar a evolução contínua e monitorar exatamente os pontos que ainda precisam de aprimoramento.

De forma complementar, os materiais pedagógicos desenvolvidos pela Arbache Innovations utilizam técnicas de design instrucional para facilitar a aprendizagem. O foco é voltado às competências comportamentais que a empresa necessita, deixando de lado os tradicionais treinamentos monótonos e cansativos. Os colaboradores podem aprender com vídeos, podcasts, artigos e materiais interativos que transmitem conhecimentos práticos para o seu crescimento profissional.

Esses materiais pedagógicos são intercalados por games, o que facilita ainda mais a compreensão dos gestores de como a evolução do colaborador se deu em cada fase do processo. Todos os dados são fornecidos em relatórios completos e podem ser analisados de forma ampla com as ferramentas de people analytics do painel de gestão da Arbache Innovations.

Trainer Game e Assessment SELF: solução integrada para mapeamento e desenvolvimento de soft skills

A inovação e os benefícios proporcionados pelo Trainer Game podem ser ainda mais amplificados com a integração com o Assessment SELF, a ferramenta desenvolvida pela Arbache Innovations para mapear competências comportamentais. 

O SELF faz essa análise de forma mais precisa. Ele reduz os vieses dos profissionais também por meio de simulações das tomadas de decisão em ambientes organizacionais. Com base nos resultados, ele entrega aos gestores uma ampla gama de dados sobre cada colaborador e/ou candidato. Além de oferecer ferramentas de people analytics que auxiliam a compreensão do comportamento de cada um dentro do ambiente de trabalho.

Quer conhecer mais sobre o Assessment SELF? Leia este artigo!

A união do Assessment SELF com o Trainer Game agrega valor à empresa e permite que o RH trabalhe mais alinhado às estratégias do negócio. Com toda a trilha de desenvolvimento disponível na plataforma da Arbache Innovations, a empresa tem acesso a uma solução única no mercado, responsável por mapear o grau de dominância de soft skills dos colaboradores da organização. A partir disso, é possível fazer o treinamento e desenvolvimento, mapeando também o processo de evolução de todos os profissionais.

Para obter mais informações sobre o Trainer Game e como aplicá-lo na sua empresa, clique aqui.