Gestão de Pessoas

A geração de valor por meio de equipes integradas

Um dos maiores desafios dos empreendedores é saber integrar as pessoas que trabalham em seu negócio e parceiros. Essa habilidade é fundamental para fazer as equipes trabalharem em harmonia, seguindo um mesmo direcionamento e mesmas estratégias.

O mercado está passando por um período de grandes mudanças, alta competitividade e inúmeros desafios. Ter um time integrado é essencial, isso facilita o enfrentamento de situações de adversidade com mais assertividade e leveza.

Conquistar bons resultados em um negócio e superar a concorrência não é uma tarefa simples e exige a construção de equipes de alto rendimento. É necessário um bom planejamento e profissionais flexíveis e dispostos a agir rapidamente para buscar o sucesso individual e da empresa. Portanto, os empreendedores devem ter objetivos bem definidos para todos e usar os recursos disponíveis para atingi-los.

Além disso, quando estamos à frente de um negócio, precisamos estar preparados para lidar com incertezas e situações inesperadas. Da mesma forma, a equipe precisa ter essa postura ágil e adaptativa, com disposição para sair da zona de conforto. Assim será possível executar a estratégia de negócios com precisão.

A partir do domínio da estratégia e dos comportamentos necessários para implementá-la, torna-se mais fácil identificar possíveis ameaças e oportunidades do negócio. O(a) empreendedor(a) passa a conhecer os pontos fortes e fracos de cada profissional e consegue unir colaboradores com habilidades distintas e complementares. 

Os benefícios de criar boas relações

A integração entre os funcionários é um dos meios mais eficazes no processo de gestão de pessoas e equipes, para promover o engajamento. Essa aproximação entre os colegas aumenta a sensação de bem-estar e conforto no trabalho, fazendo as pessoas sentirem que pertencem àquele ambiente.

A integração entre os funcionários deve começar normalmente após a contratação, estendendo-se ao longo de toda a carreira. Nestes momentos, é necessário lhes apresentar a cultura organizacional e os valores, para introduzi-los ao clima de trabalho, além de normas e crenças internas. 

Isso é importante, porque a cultura também faz parte do planejamento estratégico da empresa, ainda que indiretamente. Ela ajuda a harmonizar os comportamentos dos colaboradores no dia a dia de trabalho e durante a realização de atividades. Ademais, ela aumenta a motivação, a produtividade e o empenho de todos, ajudando as equipes a fazer boas entregas.

Uma pesquisa da empresa americana Gallup, de 2015, reforça essa tese. Com base nas opiniões de mais de 2,5 milhões de gestores, de 195 diferentes países, comprovou-se que a produtividade de profissionais motivados pode aumentar em até 12%. Foram confirmados também outros benefícios também, como aumento da criatividade, propensão à inovação, melhoria no clima organizacional e aumento na colaboração entre colegas.

Conhecendo o limite das pessoas para mitigar conflitos

Cada vez mais as empresas compreendem que equipes com diversidade ajudam a entregar melhores resultados. Entretanto, há um fator essencial que deve ser observado no processo de integração das equipes: o perfil profissional de cada colaborador.

As pessoas têm visões de mundo e formas distintas de realizar suas atividades. Por isso, os empreendedores e líderes precisam distribuir as tarefas e dar orientações claras, para integrar os profissionais e garantir alto rendimento.

É necessário compreender que as divergências sempre vão existir, porque as pessoas são plurais e possuem características diversas. É papel do empreendedor, do líder e da área de gestão de pessoas trabalhar e fomentar bons relacionamentos interpessoais nas equipes.

Este processo deve incentivar a união de forças e habilidades diversas buscando o alcance de objetivos comuns. Quando os profissionais veem esses objetivos comuns e um propósito no que fazem, as equipes se tornam mais integradas e produtivas.

Conheça algumas ações que auxiliam a integração das equipes:

  1. Definir de forma clara e objetiva quais são os papéis e funções de cada integrante dos times.
  1. Definir o que é prioridade para a empresa em cada projeto ou atividade e como a equipe deve proceder.
  1. Promover processos colaborativos e incentivar o trabalho em equipe.
  1. Criar uma cultura de feedback, com uma comunicação clara e transparente, para os colegas se ajudarem e saberem como evoluir continuamente.