Gestão de Pessoas

O equilíbrio necessário para empreender com sucesso

O mercado está evoluindo e é preciso que os empreendedores saibam lidar bem com mudanças, mantendo o autocontrole e praticando a inteligência emocional.

Manter o equilíbrio emocional é fundamental para empreendedores tomarem boas decisões e fazerem boas entregas, mesmo em meio a situações caóticas e desafiadoras. Encontrá-lo não é uma tarefa tão difícil, mas é preciso ter resiliência para fazer as transformações necessárias e foco para solucionar os desafios cotidianos.

A capacidade de manter o equilíbrio em situações críticas

O sucesso do empreendedor está ligado à sua personalidade. Se ela for equilibrada e harmônica, será mais fácil alcançar a felicidade e fazer entregas cada vez melhores e mais completas em seu negócio. Aprimorar essas habilidades ajuda a superar os desafios com mais facilidade e enriquece seus relacionamentos, aumentando o poder de influência e desenvolvendo um pensamento mais estratégico, com foco naquilo que realmente interessa e agrega valor à empresa.

A psicóloga e pesquisadora María Jesús Álava afirma que “temos que potencializar o equilíbrio, a maturidade, o autocontrole e banir a tirania, a manipulação, a falta de solidariedade, o desequilíbrio e a insatisfação permanente. Tudo isso porque devemos desfrutar de nossa vida, dessa busca saudável e transparente pela felicidade.”. Uma personalidade equilibrada é aliada de uma personalidade saudável e pronta para superar os desafios que surgem diariamente no ambiente profissional.

O equilíbrio emocional parte de soft skills como autoconhecimento e inteligência emocional, influenciando no autodomínio que temos sobre as nossas emoções. Ele também influencia positivamente nas relações interpessoais no ambiente de trabalho e é capaz de ajustar padrões de conduta. O equilíbrio afeta diretamente a produtividade e a criatividade, mesmo em situações desafiadoras e de crise.

Achar as vantagens competitivas e as oportunidades diante de problemas

Diariamente passamos por situações de adversidades. É comum nos estressarmos e ficarmos com medo de enfrentá-las, mas é preciso colocar na cabeça que transformar dificuldades em oportunidades e experiência é necessário e que não é impossível. Para que isso aconteça, devemos ter autoconfiança para encarar os momentos de dificuldade e estresse, visualizando-os como algo positivo.

Os profissionais que conseguem controlar as suas emoções possuem mais facilidade para lidar com as críticas. Isso se deve ao fato de que, havendo autoentendimento sobre as suas forças e fraquezas, haverá mais oportunidades para o recebimento de feedbacks para aperfeiçoamento e correção de possíveis falhas. Entretanto, é preciso praticar a inteligência emocional antes de agir e tomar qualquer atitude, para evitar ações precipitadas.

Segundo dados de pesquisa da Consultoria Accenture, 71% dos executivos visam saber lidar com as dificuldades e transformá-las em oportunidades, e essa é uma das competências mais importantes no mercado de trabalho do século XXI. Mudar essa mentalidade não é fácil e requer prática, mas com o tempo vira algo natural. É preciso ter proatividade para encontrar as melhores soluções possíveis para cada problema, de modo que o profissional canalize energia com foco no autoconhecimento e na superação de obstáculos.

Se o profissional não consegue equilibrar as suas emoções, há um grande risco de criar conflitos desnecessários e tomar decisões ruins por impulso!

Resiliência: importância de praticá-la

Ser resiliente é saber manter o foco e a determinação mesmo em situações desafiadoras no ambiente de trabalho. A resiliência permite que o profissional lide da melhor forma possível em situações negativas e não se abale, mesmo diante de situações difíceis e contratempos.

É uma competência essencial, pois engaja os funcionários com a empresa e melhora o desempenho de cada um nos projetos. Também atua na rápida adaptação aos novos desafios com competência, mesmo sob pressão. 

A resiliência é aliada da criatividade e está relacionada a altos níveis de engajamento e performance dos funcionários e ao bem-estar, atuando ativamente contra situações de estresse. Empreendedores resilientes são capazes de viver momentos de constante adaptação e incertezas em negócios que precisam passar por grandes transformações!