Gestão de Pessoas

Desenvolvendo a resiliência que seus projetos e negócios precisam

A resiliência é a capacidade que o profissional precisa ter para conseguir manter o foco, a determinação e seu direcionamento mesmo após passar por situações difíceis no ambiente de trabalho e enfrentar reveses e fracassos.

Sem resiliência, o empreendedor dificilmente consegue ir adiante. É ela que nos permite superar impactos e situações negativas e seguir buscando o que desejamos com força de vontade. O líder resiliente persiste em concluir todas as ações e demandas de seu negócio, mesmo diante de dificuldades ou contratempos, e não se abate facilmente quando isso acontece.

A resiliência na prática

Acreditar que conseguimos prever os resultados de nossos projetos e negócios e o que acontecerá ao longo de nossas atividades é uma ilusão. A incerteza se faz presente a todo momento, ainda mais para empreendedores e profissionais que atuam em segmentos de muita inovação e mudança. Por isso, em vez de buscar controle, é preciso aceitar que dificuldades e problemas vão surgir.

E, no momento em que nossos projetos e negócios começam a enfrentar dificuldades e flertar com o fracasso, precisamos ter força para manter nosso foco em busca do que desejamos. Essa é a hora de refletir sobre nossos erros e acertos e, em vez de se abater, adaptar-se às novas situações e ajustar as estratégias para se destacar e atingir metas.

Profissionais e gestores que estão dispostos a encarar de frente os desafios que surgirem estão muitos passos à frente dos concorrentes. Por isso, é importante motivar os demais membros da equipe a fazer o mesmo. Levando em conta as mudanças que estão ocorrendo dentro das empresas atualmente, é imprescindível formar times resilientes, que lidam melhor com os erros e dificuldades.

Algumas das principais características desses profissionais são:

1- Autoconfiança:

Confiar no trabalho que está sendo feito, nas decisões que são tomadas e na própria capacidade de solucionar os problemas e vencer seus desafios é uma das grandes marcas do profissional resiliente.

2- Persistência:

As pessoas resilientes demonstram estar determinadas a concretizar seus objetivos e não desistem. As dificuldades são apenas parte do seu percurso na direção do que deseja atingir e conquistar e devem ser usadas para se adaptar e melhorar a forma de agir.

3- Otimismo:

A positividade e a esperança de que os problemas serão superados também estão presentes no profissional resiliente, que, mesmo em situações desafiadoras, está sempre buscando entregar os melhores resultados possíveis.

4- Empatia:
A jornada de desenvolvimento de uma postura resiliente nos mostra que problemas acontecem e afetam todas as pessoas diariamente em suas vidas pessoais e profissionais.  Saber se colocar no lugar do outro e entender a situação pela qual ele está passando gera mais humanidade e ajuda a entender que, diante de dificuldades, o trabalho em equipe e a colaboração são sempre uma boa saída.

Resiliência em tempos de incerteza

Líderes ágeis e inspiradores são requeridos mais do que nunca no ambiente profissional. Eles são capazes de perceber tendências com mais facilidade e antecipar-se a possíveis cenários complexos, para evitar problemas e aproveitar as oportunidades. Profissionais resilientes são essenciais para viver momentos de adaptação e incerteza em organizações que precisam passar por grandes transformações.

Precisamos entender que crises e dificuldades são parte de nossa trajetória. Só assim, com esse mindset resiliente, poderemos lidar com elas da maneira mais assertiva possível. Desenvolver essa soft skill é uma questão de mudança de pensamento. A resiliência deve ser treinada, pois não é tão simples quanto parece e exige dedicação, disciplina e autorreflexão. 

Nós não somos máquinas e estamos sujeitos a errar, e nossas vidas pessoais e profissionais não são perfeitas. Portanto, o importante é ter atenção para não insistir no erro e estar disposto a mudar, recuperando-se rapidamente dos impactos sofridos. E aí, vamos juntos?