Gestão de Pessoas

O autocontrole e sua importância no ambiente profissional

O autocontrole relaciona-se com a capacidade de saber identificar, conter e controlar os próprios impulsos diante de dificuldades, problemas ou outros eventos, com o intuito de não comprometer os resultados das ações no ambiente de trabalho.

O profissional que possui autocontrole é capaz de tomar boas decisões e realizar atividades de forma efetiva, mesmo quando situações caóticas e tensas induzem reações explosivas ou impensadas. Isso é muito importante diante de incertezas e problemas, quando precisamos focar sempre em solucionar os desafios que enfrentamos em nossas profissões.

Autoconhecimento: o primeiro grande passo para o autocontrole

Para manter o autocontrole em situações complexas no ambiente de trabalho, ou até mesmo na vida profissional, o primeiro passo é conhecer a fundo as suas próprias reações diante de eventos estressantes, riscos ou problemas. Saber quais são as próprias emoções e o que ela nos leva a pensar ou fazer é essencial, pois isso nos permite identificar o que precisa evoluir em nosso comportamento.

O processo do autoconhecimento é trabalhoso e pode ser longo, mas adquirir essa habilidade é importante para lidar com todas as responsabilidades da vida – sejam elas profissionais ou não. Ela é desenvolvida a partir da reflexão sobre as próprias ações e da implementação de hábitos mais produtivos e saudáveis.

Estamos sempre em busca de alcançar a felicidade, e quando o profissional busca se conhecer e analisar suas próprias ações e pensamentos, ele se aproxima mais disso. Dessa forma, podemos corrigir nossos comportamentos e usar nossas habilidades para entregar melhores resultados e nos aproximar do alcance de metas.

Além disso, o autocontrole pode contribuir também para que o profissional tenha mais foco em suas tarefas. E, havendo paixão e prazer pela atividade realizada, é possível entrar em estado de Flow e aumentar sua produtividade ainda mais, usando a criatividade para encontrar soluções para os problemas do trabalho.

Inteligência emocional e autocontrole

Também é interessante que a inteligência emocional seja trabalhada e aprimorada nesse processo. Ela é responsável por enriquecer os relacionamentos entre os profissionais no ambiente de trabalho e expande os recursos pessoais diante de diferentes demandas que podem surgir no dia a dia.

O profissional com alta inteligência emocional é capaz de lidar com sabedoria com as dificuldades que enfrenta e desenvolver um pensamento mais estratégico e focado em ideias que realmente agregam no ambiente de trabalho. Isso impacta as entregas feitas e os relacionamentos entre colegas de equipe, clientes e demais pessoas envolvidas.

Ao canalizar sua energia com o objetivo de se autoconhecer, aumentam-se as chances de alcançar seus objetivos, porque esse conhecimento ajudará a fazer análises, tomar decisões e agir diante de situações de riscos e oportunidades. 

Por outro lado, a partir do momento em que o profissional não controla as emoções, há um grande risco de entrar em conflitos desnecessários e tomar decisões ruins por causa de seus impulsos. O processo de autocontrole pode ser demorado, mas não é impossível. Por isso, separamos algumas dicas para lhe auxiliar em sua jornada de gerenciamento de emoções:

  1. Defina um objetivo significativo e metas de curto, médio e longo prazo

Para ter autocontrole é preciso estar motivado a aprender a gerenciar as emoções. A partir do momento em que não sabemos o que estamos buscando, há grande probabilidade de desistência. Ao mesmo tempo, se não vemos resultados com frequência e não temos a sensação de que estamos no caminho certo, aumentam-se as chances de sermos levados por nossos impulsos a desistir do que buscamos. 

  1. Busque encontrar os seus gatilhos

No dia a dia, enfrentamos problemas, situações sobre as quais não temos controle e dificuldades no relacionamento com outras pessoas. O autocontrole é quem nos permite manter a clareza, suprimindo os impulsos emocionais para tomar decisões e agir com inteligência.

É importante entender quais são esses eventos que despertam nossas emoções e colocar em prática ações para contê-los, seja dar uma pausa no trabalho para relaxar ou procurar atividades ou coisas que acalmem e ajudem a aliviar o estresse.

  1. Tenha a mente aberta

Antes de qualquer coisa, é preciso querer desenvolver o autocontrole e entender os benefícios que ele pode trazer para sua vida, sua carreira e todas as ações que você toma em seus projetos, negócios ou atividades. Devemos estar dispostos a desconstruir nossas reações e visões erradas, improdutivas ou não saudáveis. 

Para isso, a pessoa ter a mente aberta e entender que a implementação de novos hábitos é importante para obter sucesso, atingir as suas metas e ter mais felicidade na vida pessoal e profissional.