Gestão de Pessoas Liderança

O poder de convencimento na liderança

A persuasão é uma ferramenta de comunicação essencial para líderes que desejam obter melhores resultados e alinhar sua equipe ao que deve ser feito em projetos e atividades.

Um bom líder é capaz de fazer sua equipe compreender e seguir suas instruções, mas, acima de tudo, acreditar no que ele tem a dizer e que suas orientações são um bom caminho a seguir. Para isso, é preciso desenvolver a persuasão, que requer boas habilidades interpessoais de comunicação e argumentação.

A persuasão em favor da equipe

O poder de persuasão é essencial para que organizações e equipes atuem em alto nível e em conjunto. Os líderes devem usá-lo para compartilhar e difundir uma visão estratégica e garantir o bom rendimento de seus liderados e o que é melhor para eles e para a empresa. Sem convencer e alinhar as expectativas das partes envolvidas, torna-se muito mais conflituoso e complexa a gestão de pessoas.

Há quem pense que a persuasão está relacionada com o ato de enganar alguém, mas isso não é verdade. Existe uma grande diferença entre ludibriar uma pessoa e expor pontos de vista e argumentos para obter concessões ou indicar o que deve ser feito, pacificando possíveis conflitos e/ou discordâncias e “vendendo” uma ideia para seu time.

A persuasão também é primordial para profissionais que lidam diretamente com clientes. Ela nos permite negociar, vender produtos e serviços e transmitir o valor das nossas entregas para os stakeholders de nossos projetos. Além disso, saber influenciar alguém pode tornar as pessoas mais confiantes, positivas e otimistas em sua vida profissional!

Buscar soluções criativas em equipe é uma necessidade de empresas de todos os segmentos, que precisam ser mais competitivas e inovar. Em um ambiente de criação e desenvolvimento de novas ideias, é importante que o profissional saiba persuadir seus colegas sobre o que ele pensa, e o líder precisa transmitir segurança para sua equipe em relação às decisões tomadas.

A persuasão na prática

Uma técnica de persuasão efetiva é responsável por proporcionar ao interlocutor maior conhecimento a respeito do tema discutido e o fortalecimento da conexão entre os envolvidos no diálogo. Além disso, líderes e profissionais de diversos segmentos podem explorar gatilhos mentais para conseguir convencer as outras partes.

Táticas de argumentação interessantes podem envolver argumentos de autoridade, demonstrando conhecimento e uma postura de referência em sua área de atuação. Outra possibilidade também é antecipar objeções e questionamentos, para conter críticas e demonstrar segurança no argumento.

Para melhorar o desempenho de equipes e o sucesso de seus projetos e negócios, tente aprimorar suas habilidades de comunicação. Elas podem elevar a performance de equipes, aumentando a qualidade de entregas, o valor entregue aos clientes e também as suas vendas.