Gestão de Pessoas

Pensamento Ágil: adaptando-se em um mundo em constante mudança

Vivemos em um mundo que passa por mudanças continuamente, e para vencer no ambiente profissional precisamos nos adaptar e abraçar as mudanças.

Debates sobre a importância da adaptabilidade na vida profissional são cada vez mais frequentes e ocupam o noticiário, os debates, livros e artigos sobre carreira e desenvolvimento. Mas o que é preciso fazer para desenvolver a capacidade de adaptação? Como podemos sair da zona de conforto e inovar na nossa forma de trabalhar, entregando produtos e serviços com mais valor? 

Tudo começa pela construção de um novo mindset para ter um pensamento mais ágil.

Mindset ágil: conceito e importância

Um ambiente de trabalho ágil é construído por meio de uma  equipe de alta performance que possui como principais características o respeito mútuo, a colaboração, com trabalho em equipe intenso, o foco na entrega de valor para clientes e stakeholders e a facilidade para se adaptar a mudanças.

Esse conjunto de atributos oferece um valor incrível a empresas e seus clientes, sendo responsável por ajudar equipes a lidar melhor com as incertezas e entregas melhores resultados em situações que exigem mudanças e adaptação.

Leia também: Abraçando as incertezas: a gestão de mudança ágil

Parece simples, mas não é! É preciso criar o hábito de conversar com os clientes constantemente e ter uma escuta ativa para entender quais são suas demandas atuais. O maior erro de uma equipe no desenvolvimento de um produto ou serviço é demorar demais e fazer entregas defasadas, que já não atendem mais às necessidades dos clientes. 

Por isso, o diálogo frequente com os stakeholders ajuda a solucionar possíveis problemas e fazer ajustes no decorrer do projeto. Além disso, criar vínculos de confiança e colaboração com os colegas de equipe também é crucial. Dessa forma, todos se ajudam com feedbacks construtivos e com sugestões de como melhorar na realização das atividades.

E é preciso ressaltar que um mindset ágil não se cria de uma hora para a outra. Ele deve ser cultivado e fazer parte de uma adoção de uma cultura ágil na empresa para gerar resultados duradouros para a equipe, a organização e seus clientes. Essa cultura é impulsionada pelo envolvimento de todos os membros do time, com metas e objetivos bem definidos. A evolução acontece naturalmente e em conjunto.

O pensamento ágil nas organizações

A partir do momento em que há mudanças constantes no mercado de trabalho, as organizações precisam se reinventar e encontrar maneiras diferentes e inovadoras de gerenciar projetos complexos, cujas problemas requerem soluções ainda desconhecidas.

Por isso, as empresas estão em busca de maneiras de se adaptar e adequar suas entregas e formas de trabalhar às novas tendências e exigências do mercado. O incentivo à implementação desse pensamento na equipe deve ter as equipes no centro do processo e lhes dar capacidade de autogerenciamento.

Quando a equipe tem a liberdade de buscar o cliente e faz isso, fica mais fácil identificar as necessidades e, consequentemente, supri-las através de produtos e serviços que realmente sejam efetivos e agreguem valor – palavra de ordem para quem tem um mindset ágil. Isso também colabora para o aprendizado dos profissionais.

É preciso fomentar um ambiente de trabalho sustentável, flexível e transparente. Afinal, compartilhar conhecimento e trabalhar em equipe nunca é demais!

O pensamento ágil requer uma nova forma de pensar e encarar os desafios do dia a dia. Ele nos permite inovar e gerar valor e exige que os processos e a cultura das empresas mudem junto, adotando a agilidade para acompanhar as mudanças. Sem isso, dificilmente será possível atingir os objetivos do Manifesto Ágil.