Gestão de Pessoas

Mobilizando pessoas: caminho do sucesso para o empreendedorismo

Mobilizar colaboradores e parceiros em torno do negócio é uma ação essencial para o sucesso do(a) empreendedor(a). Aprenda mais sobre a importância e o desenvolvimento dessa habilidade.

Grandes empreendedores compartilham características em comum. Uma delas é a capacidade de mobilizar suas equipes, seus parceiros e as demais partes interessadas em torno de seus empreendimentos. Essa habilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento de relacionamentos interpessoais dentro e fora do negócio.

Para evoluir em seus relacionamentos interpessoais, o(a) empreendedor(a) deve conhecer as pessoas e dominar um conjuntos de normas comportamentais seguidas pelas pessoas. Essas normas ditam as interações entre membros de uma sociedade, profissionais de uma empresa, clientes, parceiros, fornecedores, entre outros. 

Relacionamentos saudáveis nascem quando as pessoas praticam a empatia e conseguem se comunicar bem. Afinal, a comunicação é o meio pelo qual as pessoas trocam informações, se conhecem e se aproximam, dentro e fora da empresa. Além disso, para o empreendedor, os relacionamentos são também uma fonte constante de informações sobre o que deve ser feito em seu negócio. Por meio deles, é possível desenvolver as políticas da empresa, aprimorar processos e adaptar continuamente e de forma ágil os projetos.

Segundo Freud, somos todos racionais e agimos com base na razão, buscando nossos fins a partir de nossos valores. Com base nisso, o empreendedor deve buscar a criação de vínculos saudáveis com os colaboradores e membros de suas equipes. É importante construir um ambiente e uma cultura que apoie a troca de conhecimentos, energias e objetivos no dia a dia de trabalho.

Essa conexão entre as pessoas é responsável por melhorar o ambiente de trabalho e entregar melhores resultados. Portanto, use a empatia e o respeito para cultivar bons relacionamentos e buscar o sucesso de seus negócios!

O desenvolvimento de bons relacionamentos

Inicialmente, para desenvolver bons relacionamentos, é interessante notar a importância de cuidar também do bem-estar pessoal. Se o empreendedor estiver bem-disposto, bem resolvido e feliz consigo mesmo, profissional e pessoalmente, isso afetará positivamente as relações com outras pessoas. 

Entretanto, quando passamos por momentos ruins ou de estresse, podemos direcionar esses sentimentos para as outras pessoas. Em curto e longo prazo, isso reduz a produtividade da equipe e o engajamento dos profissionais. Da mesma forma, é preciso colaborar para o bem-estar da equipe, para que ninguém desconte os problemas nos colegas e atrapalhe os projetos.

Em situações de estresse, é importante praticar a empatia e se colocar no lugar do outro, buscando entender os problemas e ajudar a superá-los. Mesmo em situações difíceis, devemos cultivar bons relacionamentos para aumentar as chances de sucesso de nossos negócios.

A compreensão do ambiente de trabalho e a construção de propósito

A vida profissional envolve desafios constantes, e, muitas vezes, pequenos problemas podem afetar as relações e a motivação no trabalho. Contudo, quanto melhor for a relação entre os colaboradores, maior será a mobilização da equipe em torno do negócio e sua produtividade. Isso ocorre porque os profissionais que fazem parte de grupos unidos e que trabalham em maior sintonia fazem melhores entregas.

Outro aspecto essencial para a mobilização das equipes e o sucesso do negócio é a construção de uma visão de propósito. A sensação de que se trabalha por algo maior do que salários ou boas entregas é um elemento motivacional forte e potencializa os relacionamentos.

Em resumo: quanto melhor for a relação entre os colaboradores e mais forte for o senso de propósito no trabalho, maior a chance de as equipes atingirem suas metas. Esses dois elementos aumentam a produtividade e ajudam a solucionar problemas rapidamente, antecipando soluções e explorando oportunidades e movimentos do mercado. 

Nesse processo, a área de RH tem um papel crucial. Ele tem a função de facilitar a preservação e construção de relacionamentos saudáveis na empresa. O RH também deve tornar os valores e objetivos do negócio claros para todos, de modo que eles façam parte do propósito coletivo.

Isso ajuda a aumentar a inteligência emocional e a forma como as equipes lidam com estresses e os desafios do dia a dia. Consequentemente, os empreendedores veem seus times mais mobilizados e interessados em dar seu melhor no negócio.