Gestão de Pessoas

Pensando e aplicando boas estratégias na gestão de negócios

Um bom estrategista busca ativamente por oportunidades ou situações que podem levar a benefícios substanciais, mesmo envolvendo riscos que podem trazer consequências negativas. Para que o negócio seja de sucesso, é preciso focar na tomada de decisões e no gerenciamento de riscos.

Para uma empresa ter alta performance, é necessário que ela esteja bem organizada e estruturada para ir em busca das metas. Além disso, os objetivos precisam ser bem definidos e estruturados com inteligência, cautela e coragem.

Isso está diretamente relacionado à capacidade de constituir uma visão sistêmica da empresa. Essa visão é responsável por promover a compreensão dos funcionários de todos os fatores e agentes envolvidos na atuação da organização.

Colaboradores preparados para lidar com adversidades no trabalho possuem mais facilidade nas tomadas de decisão, avaliando os contextos e buscando as melhores oportunidades. Neste momento, é essencial saber utilizar conhecimentos e habilidades a seu favor.

Foco em resultados: construindo uma visão sistêmica

O bom empreendedor sabe construir uma visão sistêmica, entendendo que vai muito além de metas e estratégias. É preciso que as equipes tenham um entendimento claro dos processos e fluxos do trabalho de toda a organização. Assim fica mais simples agir com precisão nos projetos e ter colaboradores envolvidos e engajados com o propósito da organização.

A liderança deve entender quais estratégias serão aplicadas para superar os riscos e aproveitar as oportunidades que existem no mercado. Nesse processo, é importante se antecipar aos problemas para encontrar saídas e sair à frente dos concorrentes para atingir suas metas. O profissional estrategista consegue também otimizar o consumo dos recursos da empresa com foco em resultados.

A visão sistêmica é aliada da criatividade e permite que os times saiam da caixa e enxerguem novas oportunidades nas mudanças e evoluções do mercado. Os serviços inovadores nascem muitas vezes de insights sobre dores dos clientes que passaram batidas pelos concorrentes e da gestão de riscos.

O empreendedor que é um bom estrategista sabe reconhecer os seus próprios limites usando o autoconhecimento, além de uma comunicação clara e assertiva. Ter objetivos, caminhos e possibilidades de desvios no trajeto bem definidos permite que metas sejam alcançadas em menos tempo.

Gerenciamento de riscos orientando as tomadas de decisão do negócio

Analisar riscos com inteligência nos leva a tomar decisões corretas no momento de assumir os riscos. Mas para isso é preciso entender o impacto que eles podem provocar na organização, suas probabilidades e as oportunidades existentes. É uma análise constante de custo-benefício, colocando os riscos e probabilidades no papel de forma crítica. Saber até onde vão as ameaças e as oportunidades garante que os gestores vão fazer as melhores escolhas para levar a empresa e suas equipes aonde deseja. 

E o processo de adaptação da empresa precisa ser contínuo. As equipes e o empreendedor precisam estar atentos ao mercado para sugerir melhorias constantes e ajustes diante de riscos e oportunidades, pensando nos retornos esperados.

O pensamento estratégico é fundamental para qualquer negócio ter sucesso, superando incertezas e adversidades e explorando oportunidades. Todo bom empreendedor deve unir estratégia, coragem, análise e cautela nas medidas corretas que sua empresa e seu mercado pedem!