Empreendedorismo Mercado

Empreendedorismo digital: empreendendo online em tempos de crise

empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital aparece como uma das principais estratégias para as empresas minimizarem os impactos da crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. Afinal, será preciso se reinventar para se manter competitivo no mercado. 

O digital já é uma realidade para a grande maioria das empresas. Entretanto, sua importância é maximizada consideravelmente nesse contexto em que o isolamento social se faz necessário. 

Se o seu negócio ainda não tem uma presença digital estruturada, a hora de traçá-la é agora. Tempos de crise exigem mudanças, e quem não estiver preparado para a nova realidade poderá ser deixado para trás. 

Comece a planejar sua estratégia agora mesmo. Continue a leitura e confira as dicas de como empreender online em tempos de crise. 

Cenário econômico mundial 

Tudo o que temos atualmente são incertezas. Quando tudo isso vai acabar é incerto, e os impactos que esse período vai causar na economia mundial igualmente. A única certeza é a de que todos serão afetados de alguma forma. 

Os dados de projeção do cenário econômico mundial para o futuro são alarmantes. Um deles foi divulgado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), que previu que o impacto na economia global pode chegar a até R$ 10 trilhões neste ano. 

A economia do Brasil sofrerá consideravelmente com a crise. Segundo relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), estima-se que Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil terá uma queda de 5,3% neste ano. 

Importância do empreendedorismo digital em tempos de crise

Como dito acima, não há como escapar dos estragos que essa crise irá causar, entretanto é possível sim minimizar os danos. É então que o empreendedorismo digital aparece como solução mais eficiente. 

O isolamento social cria barreiras significativas para a continuidade comercial das empresas. A alternativa para se manter relevante é focar em um direcionamento digital. Seja com o foco em vendas online, caso seu produto ou serviço permita essa ação. Ou apenas com a manutenção de uma presença online da sua marca. 

Seja qual for a estratégia mais assertiva para o seu negócio, o importante é entender que, a transformação digital é uma questão de sobrevivência, e sua empresa precisa estar preparada para esse novo cenário. 

Confira aqui o texto de Fernando Arbache onde ele aborda mais sobre como lidar com incertezas nos negócios durante essa crise.

Dicas para estabelecer o empreendedorismo digital 

A principal recomendação da OMS de contenção ao coronavírus é o isolamento social. Logo, com as pessoas em casa e impossibilitadas de se locomover, o mais comum é que elas se voltem para o ambiente virtual como principal fonte de consumo. 

O estabelecimento de posicionamento online é essencial para que sua empresa se mantenha no imaginário do consumidor. Tal medida será decisiva para o negócio em momentos de retração da economia. 

Veja então algumas dicas de como estabelecer uma estratégia de empreendedorismo digital. 

Presença nas redes sociais

A grande maioria das pessoas têm recorrido às redes sociais como principal forma de interação. Só neste período de isolamento social, o Facebook já registrou um aumento de cerca de 50% de usuários online. 

Portanto, é necessário que as marcas saibam como aproveitar o canal estrategicamente. Nesse momento, a abordagem utilizada deve ser um tanto menos agressiva. 

Afinal, estamos passando por um momento delicado, e um posicionamento estritamente focado em vendas pode soar oportunista. O foco agora deve ser em relacionamento, na humanização da marca. 

É momento de se ter empatia com o seu público. Por isso, produza conteúdos sensíveis que vão fazer com que sua marca seja lembrada com carinho depois que tudo isso passar. 

Foco no Marketing de Conteúdo 

Conteúdos de qualidade são sempre fundamentais para que sua marca se posicione como autoridade em seu segmento. E, agora mais do que nunca, a produção de conteúdos relevantes pode ser um diferencial para o seu negócio. 

Afinal, como já foi dito várias vezes nesse artigo, com as pessoas tendo que permanecer em suas casas, aumenta-se o acesso à internet e consumo de informações online. 

Certifique-se, portanto, de entregar conteúdo de qualidade para manter o seu público engajado com sua marca. Caso faça sentido para o seu negócio, busque também relacionar problemáticas desse crise com o seu segmento. 

De que forma seu público pode sofrer com o atual momento? E como sua empresa pode ajudá-lo a passar por isso? 

Disponibilize canais de comunicação

Disponibilize canais diretos de comunicação com seu público durante o período. Mesmo que o foco no momento não deve ser em vendas, é importante manter seu comercial funcionando de alguma forma. 

A melhor forma de se manter ativo é através do atendimento online. Telefone, WhatsApp, E-mail, são canais que podem ser utilizados para atender às dúvidas do seu público, e atender às demandas de venda de forma mais personalizada. 

Referência Bibliográfica. 

ARBACHE, Fernando. Como lidar com incertezas: gestão de projetos tradicional ou ágil?. In. https://arbache.com/blog/covid-19-como-lidar-com-incertezas/. Acesso em 17/04/2020

G1, Globo.com. Entenda os impactos da pandemia de coronavírus nas economias global e brasileira. In. https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/26/entenda-os-impactos-do-avanco-do-coronavirus-na-economia-global-e-brasileira.ghtml. Acesso em 17/04/2020

BBC Brasil. Coronavírus: Economia global vai sofrer anos até se recuperar do impacto da pandemia, afirma OCDE. In. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52002332. Acesso em 17/04/2020