Gestão de Pessoas Mercado

Líder do futuro: quais serão as suas novas formas de atuação?

características do líder do futuro

Afinal, o que se espera do líder do futuro? Essa é a grande questão que ronda profissionais que buscam aumentar sua empregabilidade. O primeiro ponto que todos precisam entender é que, o futuro já chegou e aqueles que não mudarem o mindset dificilmente irão sobreviver nessa nova era. 

Estamos passando por um período de incertezas e transformações, logo este cenário exige adaptabilidade para que as empresas possam se manter competitivas. E o líder do futuro tem a função de direcionar as estratégias do negócio no sentido da transformação e inovação. 

Mas como se preparar para essa nova forma de atuação? O que esse profissional deve ter para se tornar a liderança que a empresa precisa para sobreviver? 

Você pode se interessar também:

Contextualizando o cenário econômico

Primeiramente é preciso entender o contexto econômico que estamos vivendo neste momento. Nosso atual cenário ditará a nova dinâmica do mercado de trabalho.

O fato é que a crise do coronavírus afetou e continua afetando drasticamente empresas de todos os portes. Muitos negócios precisaram fazer cortes de gastos ou até mesmo fechar suas portas ao ver suas atividades interrompidas por conta da pandemia. 

E a projeção para o futuro não é nada animadora. Segundo estimativa divulgada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia brasileira teve recuar 9,1% em 2020, o que representa a maior queda dos últimos 120 anos. 

Portanto, as empresas precisam reagir para superar as adversidades do período. É necessário se reinventar para buscar soluções rápidas e inovadoras para se manter competitiva.

Importância da mudança de mindset

Como dito acima, o futuro já chegou e quem ficar preso a antigos paradigmas dificilmente será capaz de sobreviver. Portanto, é preciso se adaptar e mudar o mindset direcionando-o para a inovação e o digital. 

E engana-se quem pensa que estes conceitos vieram à tona apenas em decorrência da pandemia. Há muito tempo eles estão no jogo, antes como uma tendência, mas agora como uma necessidade. Ou seja, a pandemia apenas acelerou esse processo.

O CEO da Arbache Innovations, Fernando Arbache reflete sobre esta necessária mudança de mindset, agora mais do que nunca: 

“Um pouco antes da pandemia, eu vinha fazendo diversas palestras e escrevendo diversos artigos abordando dois temas: “a transformação digital” e “equipes ágeis”. Muitas pessoas me perguntavam e outras afirmavam que esses temas são importantes para um futuro breve. 

Eu, por outro lado, insistia em dizer que as ações sugeridas nos artigos deveriam ser implementadas de imediato. Não devido à pandemia, mas por causa da inovação e da disrupção que já batia à porta das empresas.”

Ou seja, há muitos anos vinha se projetando a necessidade de adaptação ao mundo digital, porém, muitas empresas se mostraram resistentes às mudanças. Afinal, mudar nunca é fácil, é incômodo e envolve riscos. 

Entretanto, agora o risco maior será para aqueles que não mudarem. Já não é mais uma questão de escolha, mas sim de necessidade. 

Qual o papel do líder do futuro nas empresas? 

O líder do futuro deve, acima de tudo, contar com competências que estejam alinhadas com nosso atual contexto. Ou seja, ele deve ter comportamentos que vão ajudar as empresas no processo de adaptação e alcance de resultados mesmo em períodos de incertezas. 

Além disso, a liderança tem a função de desenvolver o potencial de inovação em todo equipe. Para isso, ele deve ser capaz de influenciar e dar exemplo. 

Ou seja, o líder do futuro será responsável por guiar a empresa no caminho da economia digital e da inovação. E para que isso seja possível, este deve contar com competências comportamentais alinhadas com os objetivos da empresa e com o mercado de trabalho. 

No episódio do Arbachecast “O perfil da liderança na economia digital” a Ana Paula Arbache comenta sobre uma pesquisa da MIT Sloan que traz os 4 perfis de liderança para este novo cenário. 

Para chegar nestes perfis foi realizado um estudo com grandes lideranças do mundo inteiro. O objetivo era identificar quais comportamentos os profissionais teriam que abrir mão e quais eles teriam que desenvolver para se tornar o líder do futuro. 

Ouça o podcast e descubra quais são os perfis requisitados para a nova liderança: 

Leia também: Como ser um bom líder durante a crise

Competências de liderança mais requisitadas pelas organizações 

Mercado de trabalho pós-coronavírus: novos hábitos e dinâmicas

Como se preparar para se tornar o líder do futuro

O primeiro passo para se tornar o profissional do futuro é entender que é preciso desenvolver os comportamentos que vão ajudá-lo (a) a chegar lá. E isso demanda autoconhecimento para mapear suas competências e conhecimento de mercado para identificar quais os comportamentos você deve desenvolver para aumentar sua empregabilidade. 

Nós preparamos um material exclusivo que pode ser útil para você no processo de preparação para se tornar o líder do futuro. É um passo a passo simples com as três principais etapas necessárias para alavancar a carreira nos dias atuais. 

Clique aqui e faça o download gratuito!

Além disso, a Arbache Innovations conta com soluções que vão ajudá-lo a identificar seus potenciais e gaps. 

A Arbache utiliza a metodologia de gamificação para realizar o mapeamento das competências do usuário, e através da inteligência artificial a solução fornece dados que apontam o seu grau de aptidão nas competências exigidas para o líder do futuro. 

Acesse a loja virtual clicando aqui, e conheça todas as soluções disponíveis para você buscar o seu desenvolvimento. 

Referências

G1 Economia. Com impacto do coronavírus, FMI prevê queda de 9,1% para o PIB do Brasil neste ano. In. https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/06/24/com-impacto-do-coronavirus-fmi-preve-queda-de-91percent-para-o-pib-do-brasil-neste-ano.ghtml Acesso em: 28/07/2020

ARBACHE, Fernando. O futuro chegou: habilidades essenciais para o profissional do futuro. In. https://arbache.com/blog/o-futuro-chegou/ Acesso em: 28/07/2020

ARBACHE, Ana Paula. O perfil de liderança para a economia digital. In: https://arbache.com/blog/o-perfil-de-lideranca-para-a-economia-digital/ Acesso em 28/07/2020