Arbache Indica Cotidiano Empreendedorismo Geral Gestão de Projetos Inovação Logística e Infraestrutura

Arbache Innovations na Plug and Play Tech Center

A Arbache Innovations foi selecionada para passar um mês no Vale do Silício, na Califórnia, dentro da Plug and Play na cidade de Sunnyvale.

Mas, o que é a Plug and Play Tech Center?

A Plug and Play é uma das maiores plataformas globais de inovação, fundada em 1990 pelo atual CEO, Sayed Amibi, tendo como um dos principais objetivos, procurar, investir e acelerar startups que possam fazer a diferença no mercado. Já investiu e acelerou empresas como o Google, PayPal e Logitech.

A Plug and Play criou um ecossistema que aproxima startups a mais de 220 corporações parceiras e 200 Venture Capital, criando um imenso ecossistema de inovação.

Desde a sua criação nos anos 90, já foram levantados mais de 6 bilhões de dólares, com mais de 160 investimentos feitos por ano.

Muitos sucessos recentes também são resultados do trabalho da Plug and Play, como, por exemplo, a empresa Canesta, acelerada no Tech Center e responsável pelo desenvolvimento da tecnologia do Knect da Microsoft, que adquiriu a empresa em 2010 e foi responsável pelo controle de movimentos dos jogos para o Xbox 360 e atual Xbox One.

Seis empresas, que participaram do programa Conecta, foram selecionadas para estar aqui no Silicon Valley, patrocinados pelo BMG UpTech e a CNT.

Além da Arbache Innovations, entre as seis empresas está a ByeBnk, que através da tokenização, unifica os conceitos de conta bancária e maketplace, onde as pessoas poderão trocar bens, ativos, moedas, serviços e produtos em um mundo blockchain.

A experiência de estar no Vale do Silício vem sendo única, pois estamos em contato, não apenas com empresas que estão presentes em nosso dia-a-dia, como a Apple e o Google, mas também aquelas que tivemos contato apenas por internet, como a Tesla, por exemplo.

No dia-a-dia, dentro da Plug and Play, temos contato com mentores, que destroem e reconstroem diversas percepções que temos a respeito de inovação, startup e empreendedorismo.

Há alguns momentos de frustração, que com a resiliência de empreendedores, retomamos novamente a energia e vamos em frente.

Passamos a entender em que ponto realmente estamos e qual o caminho que teremos que percorrer.

Olhamos as empresas que se transformaram em Unicórnio e nos imaginamos chegando lá.

Apesar de estarmos na Califórnia, não são nos dado tantas oportunidades de nos entreter, pois compreendemos que para chegar a Unicórnio, precisaremos nos debruçar em muito trabalho e persistência.

O que confirmamos aqui, é que, não queremos apenas chegar a nos transformamos em grandes empresas, mas o que de fato queremos, é seguir ao nosso propósito, que é de transformar o mundo. Apesar de estarmos no centro global do capitalismo e do consumo, todos os empreendedores aqui na Plug and Play e talvez, muitos no Silicon Valley, buscam essa missão.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.