Coaching Você Sabia?

Você Sabia? Quais Os Passos Para Que O Líder Possa Melhorar O Desempenho De Sua Equipe Em 2013?

melhorar

É preciso começar novamente! Depois das festas e da passagem de ano é preciso “colocar a casa em ordem”. Em geral, as empresas fazem seus planejamentos estratégico, a partir de novembro do ano anterior e segue até fevereiro em algum casos. O período ainda está morno, pesar do calor de verão, ainda haverá o carnaval e, nem sempre, o momento é fértil para estabelecer novas rotinas. Entretanto, com desempenho e resultados não se brinca e é preciso, desde cedo, estabelecer os objetivos claramente para a equipe de trabalho, pois o desempenho de cada um, irá gerar um resultado coletivo.

Cabe ao líder, reconhecer as sequências de eventos vividas no ano anterior, identificar as necessidades de melhora e estabelecer a mudança, quando preciso.

O líder deve observar as evidências que os membros de sua equipe estão trazendo, seja por meio de baixo desempenho, seja por conflito interno entre membros da equipe, seja por disputas interna por reconhecimento, seja pela falta de motivação, seja pela falta de colaboradores e sobrecarga de trabalho, seja pelo estabelecimento de metas inalcançáveis, devido à “crise na União Europeia”!!!

Essa fase inicial pode ser denominada de diagnóstico, na qual o líder identifica e mapeia eventos que influenciaram a performance e o clima da sua equipe de trabalho. Esse diagnóstico auxiliará no estabelecimento de metas alinhadas às expectativas, pois não adianta definir metas agressivas, quando a equipe não está preparada para entregá-las, o desgaste é maior e ainda, corre-se o risco de perder talentos pela baixa motivação.

Caso encontre coisas que “deram errado” é necessário mudar, buscar um feedback com os colaboradores e evitar que “padrões repetitivos” possam novamente ocorrer. É preciso mudar a sequência e fazer um planejamento adequado para o alcance das metas traçadas. Também é preciso estar preparado para superar os possíveis contratempos, evidenciando o contexto e as suas influências. A partir daí preparar as melhores táticas para lidar com tais situações.

O líder precisa estabelecer um diálogo que estimule um processo de aprendizagem, para que a equipe reconheça os pontos positivos e negativos vivenciados anteriormente e se comprometam com as novas metas estabelecidas. Também é preciso ter um diálogo técnico, no qual o líder auxilia a equipe a compreender os sistemas nos quais se relaciona e estão devidamente ligados ao cumprimento das metas. Outro diálogo necessário é o diálogo tático, oferecendo a oportunidade de analisar o contexto e a busca pela ação estratégica em torno do alcance da meta. Todos estes passos são aliados de um líder que deseja melhorar o desempenho da sua equipe, bem como colher bons resultados em 2013.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.