Carreira da Mulher Coaching

“Mulher De Plástico E Homem Cartolina”: A Situação Econômica Favorece Ascensão Profissional Das Mulheres

A Israelense Hanna Rosin, autora da Obra “The end of the men” – (O fim dos homens), apresenta um cenário de mudanças na economia e argumenta que, para atender a este cenário, as competências das mulheres são mais aderentes. Para Hanna as competências, habilidades e atitudes, próprias da natureza feminina, ganham maior destaque na atualidade.

A chamada “mulher de plástico”, citada na Obra acima, possui inteligência social, facilidade no processo comunicativo, maior capacidade de adaptação em caso de mudanças, capacidade de executar multitarefas e ainda, é flexível. Tais características coadunam com o momento no qual a economia percorre e podem garantir maior sucesso no mercado de trabalho.

Outro ponto lembrado pela autora, é que as mulheres são boas em obterem diplomas e a economia necessita de pessoas qualificadas e certificadas, soma-se também, a motivação extra que a mulher tem para correr atrás do sucesso, pois acreditam que precisam trabalhar mais que os homens e buscam demonstrar maior energia e vontade para vencer.

Entre os pontos negativos nesta comparação é a evidência de uma maior agressividade que algumas profissionais imputam em suas posturas, acreditando que esta forma de agir, irá legitimá-las em seus espaços de trabalho. Hanna alerta para esta conduta, pois não enxerga com bons olhos o uso da mesma.

A autora lembra também que a mulher ainda paga um preço alto por ter que conciliar a vida pessoal com a profissional  e que várias empresas ainda não estão preparadas culturalmente, para avançar em políticas e ações voltadas para esta questão.

Na visão de Hanna, o homem cartolina já contribuiu sobremaneira para a economia em outros tempos, nos quais a economia dependia da força e do tamanho do homem, no entanto hoje, os homens são percebidos como de difícil adaptação a mudança, por isto a comparação com a cartolina.

A partir do argumento da autora, as mulheres atuantes no mercado de trabalho, ganham vigor e podem alargar as suas possibilidades, em prol da ascensão profissional e da gestão de suas carreiras.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.