A fé nos ajuda a ter mais vitalidade e a alcançar os resultados que desejamos. Acreditar no que se faz, no que se deseja e em si mesmo contribui para a busca do bem-estar físico e mental.
Introdução
Sabemos que o alcance de bens materiais não está necessariamente atrelado à felicidade, como já debatemos aqui no blog. A realização vai muito além de acumular grandes fortunas.
Podemos encontrar a felicidade em nosso cotidiano, nas coisas mais simples e aparentemente banais, como tomar um café com o(a) companheiro(a) ou ter um colega de trabalho que divide com satisfação os desafios que enfrentamos.
A felicidade pode estar na colaboração de nosso time e no trabalho, em equipe e colaborativo, buscando solucionar problemas complexos e alcançar metas desafiadoras.
Determinação no dia-a-dia
Nosso crescimento sustentável como pessoa e profissional está diretamente relacionado com a capacidade de buscar e extrair a nossa força vital e a esperança no futuro. A nossa determinação de buscar o inalcançável é o que nos faz acordar todos os dias com energia e enfrentar todas as dificuldades e barreiras que encontramos em nossas vidas.
Podemos ter mais vitalidade e buscar nossas metas com mais determinação e força, se tivermos nossos corpos e nossa saúde bem cuidados e a disciplina de buscar o equilíbrio emocional e corporal.
A disciplina e a obstinação dos atletas de alta performance nos mostram que a vitalidade é um elemento fundamental para conquistarmos nossas vitórias. Problemas pessoais, a temperatura, a chuva ou outros fatores poderiam ser motivos para cancelar um treino para muitos. Para os grandes atletas, não.
Fazendo um paralelo entre essas pessoas centradas e focadas e nossas vidas cotidianas, percebemos que sua saúde corporal e mental os faz mais capazes de crescer e se superar cada vez mais.
Grandes atletas não se satisfazem com as metas alcançadas. Eles querem sempre se superar, aumentando sua performance continuamente e buscando cada vez metas mais arrojadas.
Quando começamos a correr, podemos estipular uma distância pequena para acostumar nossos músculos e a respiração.Porém, pouco a pouco, se tivermos um projeto de crescimento, aliado à saúde física e mental, vamos buscar melhorar nossa performance.
Como colocar em prática?
Em nossas vidas profissionais, quando acreditamos no que fazemos, podemos nos tornar atletas, buscando novas metas continuamente e nos superando sempre. A fé em nosso objetivo nos ajuda a superar barreiras mentais e resistências naturais que colocamos para justificar nossos fracassos.
Portanto, antes de começar nossa maratona, temos que saber se temos fé no que estamos querendo realizar. Precisamos saber se temos vitalidade em nossos corpos e mentes. Caso não tenhamos, devemos buscá-la em treinos diários, começando nossa corrida por pequenos objetivos, em pequenos circuitos e crescendo cada vez mais.
Quanto mais treinamos, mais nos superamos. Quanto mais revisitarmos nossos pontos fracos a serem superados, mais conseguiremos nos compreender e saberemos o que melhorar.
Podemos fazer um paralelo entre treinos diários, buscando melhor performance, com a filosofia ágil que vem sendo muito adotada nas organizações e por profissionais de diversas áreas. Na filosofia ágil, começamos com Sprints modestas – como um corredor amador que começa com pequenos sprints.
Nessas fases, damos o nosso máximo e intercalamos com períodos de recuperação, nos quais avaliamos tudo que fizemos e refletimos sobre onde podemos melhorar. A cada nova Sprint, como no esporte, buscamos aumentar a nossa performance e ser mais produtivos e eficientes.
Mas como no esporte, precisamos ter vitalidade, equilíbrio emocional e fé no que fazemos, para aumentar nosso rendimento continuamente. Temos que compreender que a nossa primeira Sprint pode ser ruim. Mas a vontade, a fé, nossa saúde mental, espiritual e corpórea nos ajudará a superar obstáculos.
Veja atletas como Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer, considerados os três melhores tenistas de todos os tempos, e observe sua capacidade de superação. São os melhores porque acreditam no que fazem, equilibrando o desejo de vencer e treinos intensos desde a infância com o bem-estar físico e mental.
Conclusão
Seja um atleta em sua vida profissional. Temos desafios a superar e podemos pegar do atletismo as metas de superação, usando nossa vitalidade para alcançá-las. Cuidar do bem-estar físico e mental é o caminho para ser mais produtivo e atingir nossas metas pessoais e profissionais.
No ambiente de trabalho, a vitalidade nos ajuda a colaborar, trabalhar em equipe e ter a felicidade em nossas profissões. Busque a sua força vital e se espelhe nos atletas que buscam a sua vitalidade diariamente.
Deixe seu comentário