Liderança Você Sabia?

Você Sabia? Empresa Familiar: Como Preparar Um Líder Sucessor?

As empresas do tipo familiar possuem particularidades, que as diferenciam das demais empresa. Os seus membros, são marcados por laços que extrapolam o ambiente empresarial, ou seja, o ambiente familiar também emerge, com força e poder, nas relações entre os familiares envolvidos na gestão.

Uma das mais importantes etapas pelas quais passam as empresas familiares é o processo sucessório, na qual o “mito fundador”, transfere para um sucessor, o seu legado empresarial. Esse momento é delicado e, por vezes, é permeado por conflitos que podem interferir definitivamente na dinâmica familiar, bem como, no sucesso futuro da empresa.

Alguns fundadores, preocupados com esse “ritual de passagem”, como também cientes de que, hoje em dia, é muito mais complexa a gestão de uma empresa bem sucedida, estão atentos e comprometidos com a escolha e a preparação de seus sucessores.

Vale destacar que, o fundador sucedido, pode tomar decisões coerentes para abastecer esse processo de um momento de legitimidade e compromisso com a saúde futura da empresa e, por conseguinte, com o patrimônio da família.

A escolha do sucessor pode ser por meio de um sucessor hereditário, pertencente a família, como também, por um executivo contratado.

Muitas empresas familiares, planejam o processo sucessório e tendem a definir os sucessores, por meio de uma processo que evidencie a melhor integração entre, o que se espera da empresa e os seus objetivos com foco em resultados e o perfil do sucessor.

Desta maneira, evita-se que um herdeiro coloque em risco a sustentabilidade da empresa, por não ter, ou o comprometimento e dedicação necessários para a gestão da empresa, ou por não possuir competências, habilidades e atitudes próprios de um cargo  de liderança.

Quanto o processo é planejado, há passos a serem seguidos, deste a análise do cenário atual e futuro da empresa, assim como, das competências que o sucessor, no caso, o herdeiro (ou não), deve desenvolver. Todos os passos são acompanhados e  percorrem três dimensões: a familiar, a empresa e os colaboradores da empresa. Ao realizar a escolha do sucessor, o processo caminha para a implantação da gestão e o acompanhamento dos resultados esperados.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.