Liderança Você Sabia?

Você Sabia? Liderança E Gestão Da Complexidade Nos Negócios: Como Ser Um Líder De Uma Equipe De Alta Performance?

O cenário do mundo dos negócios evidenciam, cada vez mais, a necessidade de líderes preparados para liderarem na chamada “gestão da complexidade”. O ambiente dos negócios trazem, simultaneamente, oportunidades, desafios, transformações e mudanças. Todas essas variáveis afetam, sobremaneira, a performance de um líder e consequentemente, os resultados gerados por sua equipe de trabalho.

Hoje podemos mapear algumas competências que fazem parte do perfil de líder em tempos de mudanças.

Além de estarem alinhados as estratégias e os objetivos das organizações, o líder precisa desenvolver competências interpessoais e gerenciais essenciais ao líder inovador e contemporâneo.

O líder deve ter uma visão focada no curto, médio e longo prazo e saber definir as estratégias   de sua equipe com uma visão mais realista da situação, também sabe dimensionar o tempo para execução dos trabalhos, sendo comprometido com a entrega de suas responsabilidades, estando atento aos prazos estabelecidos pela empresa.

Com facilidade, tem uma comunicação fluente, sabendo transmitir as idéias e objetivos para sua equipe, bem como sendo um ouvinte atento. O líder precisa interagir com sua equipe e saber tomar decisões assertivas e equilibradas. Também sabe identificar oportunidades, que possam ampliar o seu campo de ação e de sua equipe. Este líder possui uma visão global, com ampla percepção de contextos e cenários.

A complexidade vivenciada na gestão,  faz com que o líder tenha que desenvolver uma sensibilidade maior quanto aos estímulos que recebe no dia-a-dia, saber gerenciar os conflitos de modo diplomático e político, gerenciar as situações estressantes e a forte pressão, para  evitar o desgastes de energia dos membros da equipe e dessa maneira, solucionando os problemas e sendo conciliador.

Além de ser automotivado, também deve ser adaptável às inovações, gerenciando as mudanças na medida certa e experimentando novos conceitos para alterar e agregar valor à rotina da equipe.

Muitos jovens atualmente focam as suas carreiras em cargos de liderança, a busca pelo sucesso profissional está diretamente ligada a ascensão profissional e a conquista de um cargo de líder. Para estes profissionais, o perfil de um líder que vivencia um contexto de mudança e complexidade, deve ser desenvolvido ao longo de sua vida profissional, tendo os pontos comentados acima, como sinais apontados para a sua meta, a liderança bem sucedida.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.