Gestão de Pessoas Liderança

Fazendo conexões para crescer profissionalmente e desenvolver melhores projetos

A conectividade, enquanto habilidade do profissional, pode ser entendida como a capacidade de promover a cooperação com seus colegas e equipe e gerar conexões e redes de colaboração com diversas áreas e profissionais do mercado, visando negócios ganha-ganha.

O mercado de trabalho vivenciou nos últimos anos com grande intensidade as mudanças trazidas pela Revolução 4.0. Este período é responsável por diversos avanços tecnológicos que nos exigiram grande capacidade de adaptação. Também exigiu que os líderes e profissionais aprimorassem consideravelmente a forma como se conectam com outras pessoas e novas ideias em sua organização e no mercado.

Vantagens dos profissionais conectivos

Novas tecnologias, novas práticas e novas ideias são desenvolvidas em ritmo acelerado em todos os segmentos de atuação. Para conseguir aprender tudo isso e desenvolver suas habilidades, não basta aos profissionais fazer cursos ou ler livros. É preciso estar próximo das pessoas, debater os temas quentes do momento e criar em conjunto. 

O profissional conectivo avalia o que fazem e pensam os seus colegas, clientes e parceiros de negócios e compreende como todos podem se conectar em relações mutuamente benéficas. Assim, é possível que as pessoas complementem as ideias das outras e auxiliem terceiros a alcançar resultados.

Em um mercado tão complexo como o de hoje, a conectividade nos permite estar perto das inovações e ver as mudanças acontecendo com atenção. Isso nos permite ter múltiplas possibilidades e visões sobre um mesmo problema que o mercado enfrenta e iniciar os processos de adaptação mais rápida e assertivamente.

Tecnologias e conectividade

A pandemia de Covid-19 virou o mundo de cabeça pra baixo e fez as organizações ajustarem processos e repensarem seus produtos e serviços. Para os profissionais, as mudanças foram bruscas, principalmente pela necessidade de continuar entregando resultados e se manterem atualizados, mesmo trabalhando de casa.

E é muito difícil pensar numa organização com bons resultados sem que seus colaboradores estejam bem conectados e interligados com o mercado. As equipes precisam estar bem alinhados em relação ao processo produtivo e atualizada sobre as atividades que os demais estão executando, pois essa conexão impacta diretamente nos resultados de todos. 

Neste cenário, os profissionais conectivos conseguiram manter boa produtividade e ajudar suas empresas, porque são capazes de lidar com equipes remotas e diversas, criando novas redes de relacionamento em ambientes digitais. Esses colaboradores conseguem se complementar e integrar pessoas com diversas capacidades na sua rede de relacionamentos, reforçando o valor da diversidade e evitando conflitos

Fica cada vez mais claro que uma empresa que investe em equipes bem integradas e conectadas aos movimentos, tendências e mudanças do mercado tem mais chances de impactar positivamente e gerar melhores resultados.

Troca de informações e agilidade na tomada de decisão

As trocas de informações com diversas organizações e agentes do mercado se dá com muita rapidez e facilidade, agilizando processos e garantindo as mudanças necessárias para atender às demandas dos clientes.

A empresa que se mantém conectada consegue alcançar com mais facilidade e rapidez a satisfação do cliente, pois é capaz de otimizar processos e garantir maior eficiência e agilidade. O rápido acesso à informação permite que os líderes direcionem suas equipes para o que deve ser feito e diferenciem seus produtos e serviços da concorrência.

Uma boa estratégia é feita com base em informações precisas, que são obtidas por meio da conectividade, e garante a entrega de melhores resultados. Por isso, a liderança de sua empresa precisa criar uma cultura conectiva e incentivar a criação de redes de relacionamento entre seus colaboradores, parceiros, clientes e o mercado como um todo.