Carreira Gestão de Projetos

Sugestões Temas para Gerenciamento de Projetos – TCCs

  • Gerenciamento de Projetos de análise da metodologia PMBOK para uso simplificado na implantação de ERPs em pequenas empresas.
  • A implantação do PMO na Empresa X’ para projetos de tecnologia da informação.
  • A avaliação das consequências das flahas de comunicação no gerenciamento de projetos.
  • A avaliação do gerenciamento da qualidade aplicado a logística reversa na indústria de computadores.
  • A aplicação do PMBOK em empresas agropecuárias com foco nas áreas de custo, qualidade e risco.
  • A aplicaçãio do gerenciamento de projetos na criação de um sistema de atendimento ao clientes interno com foco no gerenciamento da qualidade e da comunicação.
  • O gerenciamento de aquisições na administração da saúde brasileira.
  • O desenvolvimento de metodologia de gerenciamento de projetos pequenos para entrega de circuitos de telecomunicação.
  • O desenvolvimento de uma metodologia simplificada de gerenciamento de projeto aplicada a empresa de construção civil de pequeno porte.
  • O desenvolvimento do plano de gerenciamento de projeto, para proejtos arquitetônicos sustentáveis, tendo como base o PMBOK.
  • O estudo do gerenciamento de risco em projetos de transferência de tecnologia entre plantas de uma industria de auto-peças, de acordo com a metodologia PMBOK.
  • O gerenciamento de custo e tempo no desenvolvimento de software com foco nas melhores práticas do PMBOK e metodologias agéis.
Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

5 Comentários

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • parabéns, boas dicas.. Porém necessito de um tema focado para área de bovinocultura de leite ou reflorestamento.. Preciso realizar tcc em gestão de projetos, teria alguma dica? obgd

  • Boa tarde!

    Estou na etapa de elaboração do meu TCC no MBA em Gestão de Projetos, E gostaria de esclarecer uma dúvida. Quero elaborar o meu TCC de Gestão de projetos baseado no meu TCC no curso de graduação em Telecom cujo tema é “Implantação de antenas small cell no metrô Rio”. A ideia seria fazer a parte de gestão desse projeto para a implantação dessa tecnologia no metrô do RJ para melhorar a conexão dos passageiro. A ideia é desenvolver alguns dos elementos mais relevantes usados no planejamento desse projeto com a seguinte estrutura:

    Resumo (1 página no máximo)
    Abstract (versao em inglês do Resumo)
    1- Introducao (1 a 2 páginas)
    2- Fundamentacao teórica (sobre o planejamento de projetos com base no PMBOK, por exemplo, 2 a 3 páginas)
    3- A Implantacão de Antenas Small Cell no Metro RJ (sobre oque é esse projeto, objetivo geral e outros detalhes para que o leitor entenda sobre o que voce está falando e tratando, para que o contexto do projeto seja entendido, no máximo 3 páginas)
    4- O Planejamento do Projeto de Implantacao de Antenas SmallCell no Metro RJ (com os principais componentes do PLANO desse projeto, EAP, cronograma, orcamento, plano de riscos, plano de recursos humanos, etc ,,,,,
    esta é a parte mais importante do seu trabalho, 8 a 10 paginas)
    5- Consideracoes Finais (com as descobertas e conclusoes a respeito do projeto e do PLANO, o que deu certo, o que deu errado, etc, 2 a 3 páginas)
    6- Referencias bibliográficas
    7- Anexos (se for o caso)

    Gostaria de saber se é possível seguir essa estrutura sendo um Artigo Cientifico e não uma Monografia. Achei que o meu TCC seria uma monografia, mas será um Artigo científico. Os 2 documentos são diferentes e eu acho em formato de Artigo será mais difícil de “montar” por ser um conteúdo relativamente grande. Acho que esse trabalho se encaixa mais no formato de monografia. É possível fazer esse tema no formato de artigo científico? O que mudaria ou não mudaria nada?