Empreendedorismo e Inovação Gestão de Projetos

Dissecando A ISO 21500:2012 – Orientações Sobre Gerenciamento De Projeto (Parte 3 de 3)

Olá!

Chegamos ao terceiro e último post sobre a ISO 21500 onde vamos falar sobre os possíveis objetivos e impactos no cenário mundial do gerenciamento de projetos deste standard. E podemos iniciar pelos pontos mais altruístas; – a geração de uma nova linguagem universal e adequação de modelos distintos atuais alinhados com a quinta edição do Project Management Body of Knowlegde (PMBoK), estão entre os declarados objetivos da ISO.

Mas, em uma apresentação feita por um dos representantes brasileiros que atuavam no desenvolvimento da ISO cerca de um ano antes do lançamento deste standard, surgiu-me a reflexão sobre o então atual cenário mundial onde, o Project Management Institute (PMI), de origem americana, conseguiu se tornar uma referência para o desenvolvimento de normas e metodologias em gerenciamento de projetos para uma parcela significativa das organizações empresariais do mundo e que, mesmo considerando o desenvolvimento colaborativo internacional do standard, em pontuais momentos, seu o viés cultural – nem melhor nem pior (importante ressaltar!) apenas particular, acabou por transparecer. Se não desprezarmos os fatores socioculturais que o gerenciamento de projetos sofre, mas também gera em seu ambiente organizacional, não é de se espantar que algumas outras culturas se sentissem incomodadas com o poder de influência que o PMBoK e outros standarts do PMI despontaram nas últimas décadas. Estava ali uma ótima justificativa para que fosse “dada a largada” para o desenvolvimento de um novo stardard abrangente, respaldado internacionalmente e que pudesse servir de base para a elaboração de metodologias de gerenciamento de projetos.

É lógico que nada disso tem embasamento científico, mas a reflexão é justa! Se, de fato, a ISO 21500 conseguirá atingir a proposta de servir de alternativa de referência para as organizações que desejam desenvolver suas próprias metodologias, os próximos anos é que irão dizer. Mas certa frustração já manifestada por boa parte do meio acadêmico sobre seu resultado final já nos dá indícios de que a absorção da ISO 21500 pelas organizações será um grande desafio, e que o PMBoK ainda reinará como a referência mais popular por muito tempo. A observar.

Um grande abraço!