Carreira Coaching

O Que é Identidade Profissional e Qual a Sua Influência No Ciclo de Vida de Carreira: Entre Marolas e Montanhas.

carreira

Por Profa. Dra. Ana Paula Arbache

Analisando alguns currículuns de profissionais que chegam até a mim para um trabalho de aconselhamento de carreira, percebo que nem todos possuem o que chamo de “coluna vertebral de carreira”, ou mais precisamente, aquilo que pode gerar uma “identidade profissional”.

Quando não está claro aquilo que confere identidade profissional ao sujeito, o ciclo de vida de sua carreira pode ficar comprometido. O que se vê nesta situação é uma carreira retratada em um “desenho das ondas do mar – marolas que sobem e descem – que podem dar prazer por alguns momentos, mas logo desaparecem”!

Um ciclo de vida de carreira moldado por uma identidade profissional evidente, se comportar de outro modo, o “desenho é de uma montanha que, em um determinado momento, há o movimento de subida e outro, de descida, mas sempre com movimentos planejamentos e interdependentes”. No caminho de subida, o profissional já prepara o momento de descida e pode ir colhendo os frutos que deixou no percurso de subida. Não é algo inesperado, mas preparado e estrategicamente pensado, com toda a sua intencionalidade.

Aqueles profissionais que sabem definir a sua identidade profissional, podem projetar um ciclo de vida de carreira “impecável”, mitigando riscos e acelerando o alcance de metas e bons resultados.

O “desenho da identidade profissional” está a serviço do ciclo de vida da carreira – podemos exemplificar em um caso recente de análise de ciclo de vida de carreira: Um profissional apresentou um currículum que, no primeiro momento, o desenho estava mais para as “marolinhas do mar”, do que para uma montanha. Eram passagens momentâneas entre suas atividades no ramo da gastronomia, intercaladas com gestão de lojas e restaurantes, como também em serviços administrativos. No detalhamento do curriculum, por meio de uma entrevista oral, foi possível enxergar um outro desenho para a identidade do profissional em questão. No descritivo do sujeito, foi possível reconhecer que a identidade profissional dele estava fortemente marcada pela gestão de projetos, que, por sua diversidade de atuações e segmentos, deixava á primeira vista, uma percepção de “marolinha”, mas na verdade, era uma “montanha em movimento de subida”. No referido caso, o conhecimento do indicador que conferiu identidade ao profissional foi decisivo na definição de ações estratégicas para um movimento preciso de recolocação profissional.

 

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.