Arbache Indica Cotidiano Estratégia Jogos de Negócios Tecnologia

Mobi: a plataforma gamificada é capaz de mapear competências técnicas, comportamentais e até fisiológicas.

A Arbache Innovations é a startup brasileira que vem causando alvoroço no mercado dos recursos humanos e na educação. Recentemente escolhida pelo programa CONECTA para fazer parte das 25 melhores startups da América Latina, a Arbache tem parceiros de renome internacional e nacional, como o prestigiado MIT Professional Education (Massachusetts Institute of Technology), a lendária FGV e o empolgante Invest Ottawa.

Gamificação, tecnologia e neurociência são a base de todos os produtos da empresa. Hoje, a Arbache conta com uma plataforma gamificada para mobile, com funcionamento online, que é capaz de mapear competências técnicas e comportamentais de uma pessoa, o que a empresa garante trazer mais precisão para o processo de seleção.

Imagine só, você mapeia a sua equipe, cruza todos os dados e encontra um conjunto de comportamentos e competências técnicas presentes nos seus melhores colaboradores, a partir daí, você volta o seu processo seletivo para a busca dessas qualidades e não mais só para títulos e experiências, que podem criar uma falsa impressão sobre a real qualidade do candidato.

Essa é só uma das possibilidades que a Plataforma Mobi oferece para seus clientes. Além do processo seletivo, é possível utilizá-la para o treinamento de novos colaboradores, para o aperfeiçoamento das equipes já existentes, para fomentar transformações na cultura organizacional, além de outras várias possibilidades.

A empresa trabalha hoje no desenvolvimento de variações na plataforma que serão capazes até de mapear proficiências e gaps fisiológicos, como o déficit de atenção, altas habilidades, superdotação, etc.

A startup já usa a sua plataforma em empresas de todo o território nacional, como por exemplo o Mobi People, que  através da neurociência e inteligência artificial mede as capacidades comportamentais dos jogadores e o Mobi Game, que testa a aptidão técnica dos usuários.

Os produtos gamificados da plataforma Mobi já foram aplicados para mais de 7 mil pessoas e a empresa já atendeu e vem atendendo clientes como: Lenovo, Kroton, L’Bel, Supergasbras, Swagelok, KPMG, entre outras.

Na educação a gamificação é igualmente eficiente, levando para a sala de aula uma maneira revolucionária de ensinar e aprender. O modelo proposto pela Arbache confronta o já contestado tradicional modelo de ensino, elevando o nível de aprendizado e criando um universo de conhecimento imersivo.

Dados da The Education Arcade at MIT apontam que a média de retenção da atenção nos games pode chegar até 75%, enquanto o modelo tradicional e EAD conseguem reter somente 30% da atenção dos alunos.

A Arbache já trabalha na educação com a ajuda dos seus parceiros ISAE e Trecsson Business, que são conveniadas FGV. O game é utilizado como ferramenta de educação nos cursos de Pós Graduação, MBA e outros. Com o ISAE por exemplo, o Mobi foi aplicado em cerca de 74 cooperativas no Programa de Inovação do Cooperativismo Paranaense, que é coordenado pela instituição. Já a Trecsson Business aplica os games da plataforma para o MBA InCompany do Sicredi, uma das instituições financeiras mais renomadas do Sul do país.  

A startup conta hoje com dois escritórios, um fica na cidade de São Paulo e concentra as atividades administrativas e o outro abriga a equipe de desenvolvimento na cidade de Maringá, no Paraná, que além de ser um polo tecnológico, é considerada hoje uma das melhores cidades para se morar no Brasil.

A escolha da cidade faz parte da estratégia da empresa, que preza por uma sociedade mais justa e condições de trabalho dignas. E é com essa filosofia que a Arbache Innovations se tornou signatária ONU, assinando o Pacto Global, que incentiva as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e sustentável. Além disso, a startup se compromete, também, com causas como o empoderamento feminino, promovendo encontros e disponibilizando conteúdos que fomentam e orientam as carreiras femininas.

Mesmo sediada no Brasil, a empresa tem parceiros distribuídos em todo o globo terrestre. O Sócio Diretor Fernando Arbache comentou e celebrou a parceria com o MIT Professional Education:

“Nós somos a única empresa na América Latina que trabalha em colaboração com o MIT Professional Education, e essa parceria já dura mais de 7 anos. Nós temos total liberdade no MIT e lá temos acesso a tecnologias de ponta e pesquisas inovadoras que estão sendo elaboradas em seus laboratórios”.

O CEO da Arbache Innovations, Alexandre Azevedo, diz acreditar que junto a sua equipe está trilhando novos caminhos para o desenvolvimento:

“Estamos construindo e pavimentando novos caminhos, para que organizações e indivíduos se desenvolvam de forma mais efetiva. Com uso de ciência e tecnologia acessível para qualquer um” diz Alexandre.

A startup trabalha constantemente na evolução da plataforma e na concepção de novos produtos, como o Mobi Hunt, que tem data de lançamento ainda para 2018. Com uma equipe de cientistas e profissionais qualificados, a Arbache já projeta a sua presença em países de toda a América.

Avatar

Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.