Empreendedorismo e Inovação Mercado Tecnologia

Para onde caminha o mercado de trabalho?

Uma das maiores dificuldades encontrada pelos grandes players do mercado é o recurso humano, que é, de longe, o ativo mais valioso de qualquer companhia, principalmente quando pensamos no ramo da tecnologia. Então a grande dúvida é: para onde caminha o mercado de trabalho?

Hoje temos muita rapidez na evolução tecnológica, por isso, fica muito difícil prever qualquer caminho. Se analisarmos os últimos 20 anos do mercado vamos perceber uma crescente nada linear, ou seja, o mercado já mudou drasticamente de cenário muitas vezes durante esse período.

Você não se recorda de nenhuma dessas viradas?

Então, vamos dar um exemplo: o Uber é uma empresa que mudou a lógica do mercado de transporte privado, hoje, qualquer pessoa, mesmo não tendo carro, pode ser motorista, certo?

Bom, esse modelo de negócio inovador mudou mercado de trabalho de um setor inteiro. Deixou as relações trabalhistas mais frouxas, mais livres e com menos burocracia.  Mas, o aplicativo não se limitou a transformar essa relação, hoje já testam carros autônomos, que são dirigidos por robôs. E este é o ponto do debate que irá permear os próximos anos do mercado.

Mercado de trabalho: Nossas carreiras correm o risco de extinção?

Há poucas profissões que não estão ameaçada nos dias de hoje. E em uma coisa todos nós devemos concordar, os robôs produzem em média muito mais do que um humano pode produzir, e ainda contam com mais dois detalhes que enchem os olhos da indústria de uma forma geral.

O primeiro, é que não existem leis trabalhistas que protegem as máquinas, afinal de contas, são máquinas. E veja bem, não estou dizendo que as leis trabalhistas são ruins ou são um empecilho na hora de empreender, muito pelo contrário, as leis trabalhistas ajudam a regular o mercado e a evitar relações de trabalho abusivas, mas o fato é que indústria corre um risco bem menor vivendo longe das leis trabalhistas. Uma ação trabalhista pode se arrastar por anos e consumir milhares de reais em honorários.

O segundo fato é que as máquinas são extremamente precisas e não cometem a quantidade de erro que nós, humanos, cometemos. E isso, é realmente uma desvantagem para a maioria de nós, que entraremos enfraquecidos na disputa dos postos de trabalho.

Mas, não há motivos para desespero, pelo menos não por enquanto. Isto porque a máquina ainda não tem a capacidade intelectual, sentimental e criativa que os humanos possuem. O trabalho criativo ou intelectual são os que menos correm risco, justamente porque ainda não conseguimos programar máquinas para fazer este tipo de trabalho.

Então, se tivéssemos que apostar no futuro do mercado de trabalho, diríamos que o futuro está no trabalho inovador e criativo!

Você pode testar a capacidade de inovação e criatividade da sua equipe através da gamificação. Entre em contato e saiba como!