Cotidiano Gestão de Pessoas Mercado

Emoções positivas: a arma da felicidade e produtividade

Em nosso cotidiano pessoal e profissional, vivemos muitas incertezas, dúvidas, preocupações e pressões que nos afetam diariamente. Muitas dessas emoções são mais intensas e assumem proporções maiores do que deveriam, gerando estresse e, em alguns casos, depressão.

Introdução

Em muitos momentos, podemos nos sentir apáticos, à beira de um colapso mental e/ou ansiosos em busca de respostas para tudo. Sentimos medo do futuro e, muitas vezes, temos a sensação de exaustão, como se estivéssemos doentes ou sem dormir mesmo depois de uma boa noite de sono, ou até sem ter feito nada durante o dia todo. 

Nós estamos sujeitos a essas emoções e devemos aprender a lidar com elas. Na realidade, elas podem ser classificadas como se estivessem alocadas em dimensões opostas, podendo ser tanto negativas – como as descritas anteriormente – quanto positivas, que proporcionam bem-estar. 

As pessoas podem experimentar emoções negativas e positivas em uma pequena variação de tempo, fazendo com que os indivíduos pareçam estar em uma montanha-russa, ora felizes, ora tristes. Ter sentimentos diversos não é um problema, mas devemos reconhecê-los e ter consciência do que estamos sentindo, pois, do contrário, não conseguiremos identificar o que está acontecendo conosco, o que prolongará ainda mais a nossa angústia e dor.

Impactos das emoções positivas e negativas

Para que possamos voltar a crescer em nossas carreiras, é preciso que façamos esforço para buscar o lado positivo das coisas e estimular nossas emoções positivas. Considerando a teoria broaden and build (em uma tradução livre, “ampliar a visão e construir uma solução”), elaborada por Barbara Fredrickson, as emoções positivas ajudam a construir um repertório de pensamentos e ações que vão nos ajudar a responder às situações complexas que vivemos.

Fredrickson nos mostra que quando sentimos emoções negativas, temos como consequência a redução da capacidade de expandir os nossos pensamentos, encontrar soluções e sair da situação ruim. Por exemplo, quando sentimos medo e concentramos nossa atenção nele, reduzimos nossa amplitude de visão. Normalmente pensamos em fugir do que nos amedronta, reagindo na maior parte das vezes instintivamente.

A reação instintiva, em geral, nos traz mais problemas do que soluções. Enquanto as emoções negativas nos restringem a agir por instinto, as emoções positivas nos capacitam a ampliar o repertório de soluções e encontrar possibilidades criativas e efetivas para os problemas que vivemos.

A teoria de Barbara Fredrickson mostra que as emoções positivas nos ajudam a ativar a criatividade e a capacidade de ir além em nossas ideias. Além disso, elas nos auxiliam a liberar hormônios como a ocitocina, que nos motiva e nos ajuda a aumentar a capacidade de interagir com as pessoas, criando relacionamentos positivos, colaborativos e motivadores.

Positividade no dia-a-dia

O hormônio ficou conhecido por promover sentimentos como amor, união social e bem-estar. Ele costuma ser liberado quando estamos perto de pessoas de quem gostamos e com quem nos relacionamos bem. Porém, muitos indivíduos se questionam: “como vamos ter emoções positivas diante de tanta pressão no dia-a-dia e tantos problemas para resolver?

De acordo com a professora:

“As consequências desencadeadas por uma emoção positiva podem aumentar a capacidade de um indivíduo de compreender os eventos por uma ótica positiva, aumentando as chances de que a pessoa encontre um significado positivo nesses eventos e experimente emoções positivas adicionais.”

É necessário achar pelo menos uma emoção positiva, algo que nos faça bem e que potencialize pensamentos otimistas e de bem-estar, em vez de ampliar nossos sentimentos negativos. Quando ampliados e potencializados, os sentimentos negativos podem trazer outros, fazendo com que se inicie uma espiral de percepções que nos trarão impotência e insegurança.

Liçoes da Psicologia Positiva em tempos de pandemia - Emoções Positivas e  Situações Adversas

Fonte: https://mapadetalentos.com.br/portal/index.php/pt/blog-pt/352-licoes-da-psicologia-positiva-em-tempos-de-pandemia-emocoes-positivas-e-situacoes-adversas

Conclusão

Quando um sentimento bom for ampliado, ele constrói uma espiral inversa e nos traz entusiasmo e satisfação. É importante nos engajarmos com os nossos squads e buscar o que há de melhor neles, potencializar o que há de bom e nos motivarmos, criando uma corrente positiva para sermos mais produtivos e felizes.

O poder de sentir emoções positivas está em nossas mãos, e é uma escolha que podemos fazer. É importante buscarmos força nas pequenas emoções que sentimos e satisfação em gestos e acontecimentos. Precisamos apreciar as refeições, conversas com os amigos ou qualquer outro evento que nos faça sentir bem. É essencial focar no que é positivo e vai nos ajudar, e não nos prejudicar.

Referência Bibliográfica

FREDRICKSON, Barbara. Positivity: Top-Notch Research Reveals the 3-to-1 Ratio That Will Change Your Life. New York: Crown, 2009

FREDRICKSON, Barbara. Updated thinking on the positivity ratio. American Psychologist, 68, 814-822, 2013.

FREDRICKSON, Barbara. Positive emotions broaden and build. In E. Ashby Plant & P. G. Devine (Eds.), Advances in Experimental Social Psychology, 47, 1-53. Burlington: Academic Press, 2013

FREDRICKSON, Barbara. The role of positive emotions in positive psychology: The broaden-and-build theory of positive emotions. American Psychologist, 56, 218-226. 2001.

BUTLER, J.; KERN, M. L. The PERMA-Profiler: A brief multidimensional measure of flourishing. International Journal of Wellbeing, v. 6, n. 3, p. 1–48, 2016. 

SELIGMAN, M.; CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow and the foundations of positive psychology: The collected works of Mihaly Csikszentmihalyi. Flow and the Foundations of Positive Psychology: The Collected Works of Mihaly Csikszentmihalyi, p. 1–298, 2014. SELIGMAN, M. E. P. Flourish: A Visionary New Understanding of Happiness and well-being. NHRD Network Journal, v. 9, n. 4, p. 106–109, 2016. 

WONG, P. T. P. Positive psychology 2.0: Towards a balanced interactive model of the good life. Canadian Psychology, v. 52, n. 2, p. 69–81, 2011. 

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.