Jogos de Negócios

Jogos de Empresas Como Ferramenta de Aprendizagem Na Tomada de Decisões

ferramenta

O tomada de decisão processo é aquela em que uma alternativa de como executar uma ação estratégico, tático ou operacional é escolhido entre vários outros.

Quando uma decisão é tomada, ela tende a refletir sobre todas as atividades de um determinado processo. Pode refletir com grande intensidade ou não, na mesma proporção da importância da decisão do .

Se a decisão é o conceito de informações converter em ação , podemos afirmar que:

  1. A base de informações utilizadas precisam ser precisos e actualizados, caso contrário, a decisão será falho;
  2. A base vai reunir informações que devem convergir os dados internos e externos à empresa. O conjunto de dados dará maior alcance para as conseqüências de cada decisão;
  3. A base de informação deve ser reduzida somente aos dados que “ são influentes na tomada de decisão” . Se a gama de informações é muito ampla, será mais complexo para entender como tomar uma decisão. E se for muito estreito, a consideração da tomada de decisão de conseqüências será prejudicada.

Portanto, antes de iniciar um processo de tomada de decisão, é necessário verificar como a base de informações está estruturado.Para tornar clara a importância da escolha de base de informações, é importante analisar se a decisão terá implicações para a empresa e para o mercado em que opera. Como o mercado é formado por “agentes econômicos” que são empresas, indivíduos, governos e outros; uma decisão feita a partir de um deles pode influenciar o mercado como um todo.

Para avaliar a importância de um agente econômico, eo que ele gera no mercado, podemos analisar os seguintes eventos:

Em 2001 a Microsoft lançou o primeiro computador tablet pessoal. As vendas foram de escárnio, o que demonstra este tipo de tecnologia não gerou interesse no mercado naquele momento.

Em 2010 a Apple lançou outro comprimido, o iPad. Que recebeu severas críticas, influenciado pela experiência anterior da Microsoft, e para a falta de alguns recursos como o suporte ao Adobe Flash, câmera e porta USB. Uma vez lançado, o iPad ultrapassou várias vezes o número de vendas esperado pela Apple. Em seguida, outros dispositivos similares foram lançados no mercado, mudando o conceito de tablet, forçando as empresas a investir em linhas de produção deste tipo de dispositivo e, mais importante, influenciando a demanda por equipamentos de outras já estabelecidas no mercado, como o netbook lançado pela Asus .

Quando a Apple tomou essa decisão, como um agente econômico mudou radicalmente todos os parâmetros de mercado, introduzindo um novo produto e criar o desejo por algo que parecia fadada ao fracasso. A decisão tomada pela Apple colocar novos parâmetros no mercado. Portanto, todas as decisões tomadas por um agente econômico pode influenciar o mercado em que a empresa opera.

Qual a informação levou a decisão da Apple? Como eles decidiram que o produto deve ter falta de alguns recursos, quando isso poderia ser visto como a certeza de um grande fracasso?

Essas conseqüências retornará à empresa parâmetros do sucesso “gerada pela decisão, maximizando a assertividade da escolha feita. Mas essas conseqüências serão percebidas apenas se uma base de informações bem estruturado, com causa, conseqüência e reação a cada ação está sendo considerada.

As decisões são escolhas feitas com propósitos, ações voltadas para um objetivo particular, e do alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.

A decisão pode ser feita a partir de probabilidades, possibilidades e / ou alternativas. Para cada ação há uma reação, portanto, as reações são baseadas em decisões tomadas.

A decisão é mais do que uma simples escolha entre alternativas, que inclui a necessidade de prever os efeitos da escolha, considerando tudo o que pode causar no momento e no futuro.

Hoje entende-se que é impossível encontrar a melhor alternativa em um processo decisório, o que gera uma procura de alternativas mais apropriadas, em outras palavras, o que é perseguido é a alternativa que, embora não seja o melhor, atinge o objetivo objetivo.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.