Jogos de Negócios RH

Jogos de Empresas Como Ferramenta de Aprendizagem Na Tomada de Decisões

O tomada de decisão processo é aquela em que uma alternativa de como executar uma ação estratégico, tático ou operacional é escolhido entre vários outros.

Quando uma decisão é tomada, ela tende a refletir sobre todas as atividades de um determinado processo. Pode refletir com grande intensidade ou não, na mesma proporção da importância da decisão do .

Se a decisão é o conceito de informações converter em ação , podemos afirmar que:

  1. A base de informações utilizadas precisam ser precisos e actualizados, caso contrário, a decisão será falho;
  2. A base vai reunir informações que devem convergir os dados internos e externos à empresa. O conjunto de dados dará maior alcance para as conseqüências de cada decisão;
  3. A base de informação deve ser reduzida somente aos dados que “ são influentes na tomada de decisão” . Se a gama de informações é muito ampla, será mais complexo para entender como tomar uma decisão. E se for muito estreito, a consideração da tomada de decisão de conseqüências será prejudicada.

Portanto, antes de iniciar um processo de tomada de decisão, é necessário verificar como a base de informações está estruturado.Para tornar clara a importância da escolha de base de informações, é importante analisar se a decisão terá implicações para a empresa e para o mercado em que opera. Como o mercado é formado por “agentes econômicos” que são empresas, indivíduos, governos e outros; uma decisão feita a partir de um deles pode influenciar o mercado como um todo.

Para avaliar a importância de um agente econômico, eo que ele gera no mercado, podemos analisar os seguintes eventos:

Em 2001 a Microsoft lançou o primeiro computador tablet pessoal. As vendas foram de escárnio, o que demonstra este tipo de tecnologia não gerou interesse no mercado naquele momento.

Em 2010 a Apple lançou outro comprimido, o iPad. Que recebeu severas críticas, influenciado pela experiência anterior da Microsoft, e para a falta de alguns recursos como o suporte ao Adobe Flash, câmera e porta USB. Uma vez lançado, o iPad ultrapassou várias vezes o número de vendas esperado pela Apple. Em seguida, outros dispositivos similares foram lançados no mercado, mudando o conceito de tablet, forçando as empresas a investir em linhas de produção deste tipo de dispositivo e, mais importante, influenciando a demanda por equipamentos de outras já estabelecidas no mercado, como o netbook lançado pela Asus .

Quando a Apple tomou essa decisão, como um agente econômico mudou radicalmente todos os parâmetros de mercado, introduzindo um novo produto e criar o desejo por algo que parecia fadada ao fracasso. A decisão tomada pela Apple colocar novos parâmetros no mercado. Portanto, todas as decisões tomadas por um agente econômico pode influenciar o mercado em que a empresa opera.

Qual a informação levou a decisão da Apple? Como eles decidiram que o produto deve ter falta de alguns recursos, quando isso poderia ser visto como a certeza de um grande fracasso?

Essas conseqüências retornará à empresa parâmetros do sucesso “gerada pela decisão, maximizando a assertividade da escolha feita. Mas essas conseqüências serão percebidas apenas se uma base de informações bem estruturado, com causa, conseqüência e reação a cada ação está sendo considerada.

As decisões são escolhas feitas com propósitos, ações voltadas para um objetivo particular, e do alcance deste objetivo determina a eficiência do processo de tomada de decisão.

A decisão pode ser feita a partir de probabilidades, possibilidades e / ou alternativas. Para cada ação há uma reação, portanto, as reações são baseadas em decisões tomadas.

A decisão é mais do que uma simples escolha entre alternativas, que inclui a necessidade de prever os efeitos da escolha, considerando tudo o que pode causar no momento e no futuro.

Hoje entende-se que é impossível encontrar a melhor alternativa em um processo decisório, o que gera uma procura de alternativas mais apropriadas, em outras palavras, o que é perseguido é a alternativa que, embora não seja o melhor, atinge o objetivo objetivo.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.