RH

Conexão Bem-Estar: qualidade de vida para o alcance de alta performance

Arbache Innovations lança solução para mapeamento e aprimoramento de competências relacionadas ao bem-estar e à felicidade em parceria com o Coletivo BASE. 

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de todo o mundo e reconfigurou a forma como pessoas trabalham e empresas estruturam seus processos. Além disso, vimos o fortalecimento das discussões sobre a importância da saúde mental e física na vida pessoal e profissional.

Por isso, a Arbache Innovations criou o Conexão Bem-Estar, uma ferramenta de mapeamento e desenvolvimento de comportamentos relacionados à felicidade. O produto inovador foi elaborado em parceria com o Coletivo BASE e tem inspiração em estudos de grandes pesquisadores da qualidade da felicidade e qualidade de vida no ambiente profissional.

O Conexão Bem-Estar tem como objetivo conscientizar e estimular profissionais e empresas a passar por processos de autoconhecimento e evolução. Dessa forma, é possível adotar um mindset e comportamentos cientificamente comprovados como benéficos para a felicidade no trabalho.

Estrutura do Conexão Bem-Estar

O Conexão Bem-Estar é composto por dois Assessments SELF e uma trilha de desenvolvimento. A primeira etapa é a realização do mapeamento de seis competências ligadas ao bem-estar e à felicidade por meio do SELF. Ou seja, usando inteligência artificial e gamificação, o assessment insere os profissionais em ambientes simulados para analisar suas tomadas de decisão.

Com base no relatório fornecido pelo SELF, o usuário conhece melhor suas soft skills e o seu próprio comportamento. A partir daí ele é direcionado para o Trainer Game, a trilha de desenvolvimento da Arbache Innovations. Nela, a pessoa aprofunda seus conhecimentos sobre fatores relacionados à felicidade na vida profissional e pessoal e testa sua aprendizagem.

Por fim, o usuário realiza mais um Assessment SELF para avaliar o desenvolvimento de suas soft skills. 

Em todo o processo, a empresas conseguem mapear o perfil de seus colaboradores e suas atitudes em relação à qualidade de vida. Além disso, é possível monitorar a evolução dessas competências em cada etapa. Dessa forma, o RH e os gestores podem tomar decisões mais assertivas e humanizadas em sua gestão de pessoas e equipes. Dar o suporte necessário para melhorar a qualidade de vida dos profissionais é também uma forma de melhorar os seus resultados.

As competências mapeadas e desenvolvidas

O Conexão Bem-Estar trabalha com seis competências, representadas pelos elementos que compõem a teoria PERMA-V. Cada competência tem sua própria trilha de desenvolvimento, que aprimora os comportamentos relacionados às soft skills.

O modelo PERMA-V é uma evolução da teoria PERMA, criada por Martin Seligman. Ele propõe que a felicidade e o bem-estar pessoal e profissional está relacionado a seis fatores distintos e correlacionados:

P (Positive Emotions ou Emoções Positivas): Ter emoções positivas na vida e nas atividades que realizamos influencia a forma como vemos nosso próprio trabalho e contribuição para o ambiente profissional.

E (Engagement ou Engajamento): Para entregar melhores resultados e sentir-se feliz com o que é feito, é preciso que o profissional tenha capacidade e atitude para se engajar com as tarefas diárias e com os seus objetivos.

R (Relationship ou Relacionamento): O relacionamento com amigos, familiares, colegas, líderes, parceiros e clientes é fundamental para o bom desempenho e o bem-estar. Toda a empresa ganha com bons relacionamentos e a capacidade de entender e lidar positivamente com o outro.

M (Meaning ou Propósito): Fazer algo por um motivo maior ou por algo em que se acredita é um catalisador dos bons resultados. Ou seja, com propósito há mais dedicação nas atividades diárias, intensificando a sensação de dever cumprido e de bem-estar.

A (Accomplishment ou Realização): O sentimento de ser capaz de fazer algo com qualidade e ter sucesso é muito importante. Essa realização melhora a autoestima, a vontade de continuar se dedicando e a motivação para dar seu melhor em próximos objetivos.

V (Vitality ou Vitalidade): O vigor físico, mental e espiritual também é uma das bases da qualidade de vida. Isso quer dizer que a empresa deve valorizar a alimentação, boas noites de sono, ambientes pouco estressantes, entre outros fatores.

A inspiração para o Conexão Bem-Estar

A Arbache Innovations é uma empresa que preza pela sustentabilidade, é signatária do Pacto Global e trabalha com foco nos ODS 4 e 5. Por isso, seguindo a Agenda 2030, acreditamos que é preciso equilibrar produtividade, qualidade de vida e bem-estar na vida profissional para ter bons resultados. Mais que isso, precisamos entender que esses fatores são interdependentes.

Portanto, o Conexão Bem-Estar se aprofunda nos estudos de renomados autores para entregar uma solução completa para empresas, áreas de RH e profissionais. Vamos conhecer rapidamente quatro deles:

  1. Martin Seligman: Professor da Universidade da Pensilvânia, pesquisador e psicólogo, criou o conceito de Psicologia Positiva e a teoria PERMA.
  2. Sonja Lyubomirsky: Professora da Universidade da Califórnia, pesquisadora e psicóloga, escreveu diversos livros sobre a felicidade, além dos mitos e caminhos para atingi-la.
  3. Tal Ben-Shahar: Pesquisador, consultor na área de comportamento empresarial de multinacionais e autor de diversos livros sobre a felicidade. Criou o famoso curso sobre Felicidade de Harvard, do qual é professor.
  4. Mihaly Csikszentmihalyi: Psicólogo, pesquisador sobre a felicidade e professor com passagens pelas universidades de Chicago, Claremont e Lake Forest. Criou o conceito de Flow e é uma das maiores referências da Psicologia Positiva.

Benefícios para seu RH e sua gestão de pessoas

Os RHs têm uma função importante na criação de uma cultura mais humanizada e atenta à qualidade de vida de seus profissionais e stakeholders. Com a busca pelo bem-estar dos colaboradores, a empresa aumenta suas chances de atingir seus objetivos e ter alta produtividade. 

O Conexão Bem-Estar pode fazer parte dessa estratégia, fornecendo dados de forma precisa, rápida e inovadora aos gestores. Essas informações são obtidas com maior assertividade graças ao engajamento proporcionado pela gamificação e facilitam a gestão de pessoas.

No painel de gestão da Arbache Innovations, é possível usar ferramentas de people analytics e montar boas estratégias para melhorar a qualidade de vida e o rendimento de profissionais, líderes e equipes. Para conhecer melhor o Conexão Bem-Estar, clique aqui.