Cotidiano Gestão de Pessoas

Doce Ilusão Essa de Que Temos Controle

Einstein havia dito “Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada.”

Pois é, a ansiedade do dia a dia, a vontade de querer controlar alguns desfechos (por segurança ou insegurança) é válida somente se for ato consciente nosso de que existem vários momentos, que nada controlamos.

Querer acelerar o processo de luto é praticamente inócuo, pois precisamos ultrapassar vários degraus – um a um – até o momento em que de fato, finalizamos o período. Perder o emprego e pedir uma explicação que não veio acompanhada do aviso, é uma questão que somente o outro, se quiser, poderá fornecer, pois foge do controle de quem pede explicações. Os pais, que visitam inúmeras escolas até escolherem “a melhor” para o seu filho, podem equivocadamente não fazer a melhor opção, pois existem variáveis que também fogem ao contexto deste controle. Deixar de passar o réveillon em tal lugar porque “deve” encher, é outra situação em que não sabemos de fato, como o momento vai se apresentar.

Sou doadora de sangue, e uma tia minha me questionou porque havia doada numa instituição particular, sendo que ela achava que o “correto”, era que eu doasse para um hospital público, e qual foi a surpresa dela quando fomos juntas doarmos, e ela recebeu a informação de que a maior carência de sangue é justamente em coleta em hospitais particulares porque de fato, as pessoas pensam como ela, mas isso não é uma realidade, já que existem alguns bancos de sangue e são para lá que as bolsas são levadas.

É curioso, novamente, termos acesso a mínimas informações e acharmos que, se baseando nisto, estaremos “blindados”. Ledo engano: a vida é cheia de imperfeições, rodeada de pessoas igualmente imperfeitas, e mesmo acertando num tom, podemos errar na medida! O bacana é quando conseguimos relaxar um pouco.

Bobagem da grossa querer saber mais que o Tempo.

Temos sim, uma parcela de atividades que podemos decidir controlar e de fato controlarmos, mas a maioria, principalmente quando também dependemos de um outro, poderá fugir grosseiramente das nossas expectativas.

Avatar

Ana Luiza Alves Lima

Nascida em Santos, São Paulo, Brasil. Advogada e Consultora na Gestão de Pessoas em São Paulo – SP, Brasil. Formação: Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Santos (UniSantos-SP); Pós-graduado em Gestão de Seguros (Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP); Consultora do Serviço Nacional do Comércio (SENAC para cursos livres e de pós graduação) e Administração de Recursos Humanos, pelo SENAC/SP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo e da Associação dos Advogados de São Paulo.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.