Gestão de Pessoas

Assertividade Pessoal e Sucesso Profissional Na Construção de Sua Marca

A maioria das grandes marcas sempre surgiram de um grande artista ou uma grande inspiração. Kodak, Nivea, Pirelli, Ford, Michelin, Mercedes-Benz, entre outras surgiram, no início do século XIX, sob a inspiração da vontade criativa de seus proprietários que decidiram desde o desenho até a compra da máquina.

Atualmente, uma grande marca só existe se houver um produto mais forte do que ela. Para se construir a sua imagem e marca no mundo corporativo é fundamental que você desenvolva suas competências o que fará você apresentar esse produto ao mercado.

Para que você possa criar sua marca é necessário que o nome, a imagem, o conhecimento, as habilidades e as atitudes estejam em total alinhamento. É preciso se apresentar como um profissional assertivo. E o que significa ser um profissional assertivo no mundo corporativo?

Essa pessoa emerge da construção ou lapidação de suas competências, com afinada percepção, resiliência e acima de tudo capaz de produzir relacionamentos sustentáveis.

O autoconhecimento é o início do processo da construção de profissionais assertivos. Quem não conhece suas fragilidades e potencialidades não saberá enxergar ou até mesmo, entender quais são as oportunidades e ameaças que o cenário organizacional apresenta para cada um.

O processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento vem da observação de sucessos e fracassos vividos e do comportamento originado frente à esses processos. Muitas pessoas não se enxergam com potencial, pois não tem a consciência do seu funcionamento interior, outras se enganam tanto que se tornam reféns da arrogância.

Um ponto importante frente ao sucesso profissional vem da assertividade na comunicação interpessoal. Esta é responsável por promover ou degenerar um profissional. Criar empatia e rapport é indispensável para a formação e fortalecimento do seu networking.

Muitos profissionais são referendados por ter “sorte” no mundo corporativo. Nesse momento defino sorte como a somatória de conhecimento com networking. A inteligência cultural, resultado da associação das inteligências emocional e técnica, associada à um fortalecido networking faz com que muitos profissionais tenham ascensão no mundo dos negócios.

Todo profissional quer desenvolver sua assertividade pessoal com foco no sucesso. Todo indivíduo deve fazer duas pequenas e profundas perguntas: Quais os fatores críticos de sucesso movimentam suas ações? e Você para viver para ganhar ou viver para não perder?.

Esses pequenos, porém intensos, questionamentos trazem a tona respostas fundamentais para que se comece a caminhada frente a assertividade e sucesso profissionais.

O profissional assertivo é aquele que apresenta soluções, colabora com a equipe, assume responsabilidades, acertos e erros, além de apresentar maior habilidade nos processos decisórios.

Fábio Alexandre Guimarães Botteon