Coaching Gestão de Pessoas

Comunicação Sob Pressão? Siga os Passos Para Ter Uma Conversa Profissional.

Por. Profa. Dra. Ana Paula Arbache
Coach e Conselheira de Carreira


Acalme seu corpo e tome fôlego!

Inspirar e expirar é uma das chaves para controlar a ansiedade e momentos de alta pressão. Em situações inesperadas exerça uma respiração o mais longa, profunda e preste atenção nestes dois momentos: a inspiração (puxar o ar para dentro) e expiração (soltar o ar). Desta maneira estará acalmando o seu corpo e preparando-o para o diálogo.

Planeje cada passo de sua conversa

O planejamento auxilia no controle das emoções. É importante mapear e escrever os objetivos envolvidos no diálogo. Após a escritura dos objetivos, descreva os temas que farão parte de cada objetivo e escreva palavras chaves importantes que possam ser protocolo de comunicação em cada tema – não se esqueça de gerar palavras que possam ser “solucionadoras”, para momentos de conflito. Prepare uma abordagem que favoreça o consenso e gerencie o capital político envolvido.

Exemplo:
Situação: O seu projeto não foi aprovado. Após várias horas de trabalho e empenho para aprovação de seu projeto, o resultado não foi satisfatório e seu projeto foi julgado inviável financeiramente. Você irá reportar esta notícia ao seu superior imediato.

Objetivo: Reportar que o projeto não foi aprovado

Temas envolvidos: Viabilidade financeira, resultado negativo, horas de trabalho perdidas, não houve retorno para o investimento da empresa.

Palavras-chaves para positivar: Foco em Lições aprendidas, aumento da rede de relacionamento na área, aceleração da performance devido conhecimento prévio, planejamento futuro com janelas de oportunidade.

Deixe longe o “Vermelho Pimentão” e monitores as suas emoções

Em situações de alta pressão é preciso exercitar os passos acima descritos:

a) respirar profundamente e dar fôlego para o pensamento;

b) Coloque em prática, por meio do mapa criado em seu planejamento e acione o “seu mapa mental” – retire da “cartola” as palavras chaves que podem estabelecer o elo necessário para o consenso e a positivação do assunto tratado – mire em seu foco e siga e seu planejamento;

c) Caso o desequilíbrio tome conta de você, calmamente peça licença e, se possível retire-se do ambiente, tome um copo d’água e faça o exercício de respiração – cuidado com as tomadas de decisões sob alta pressão! Caso não possa sair do ambiente, tome um copo d’água e respire calmamente por alguns minutos – deixe o interlocutor dialogar enquanto pensa.

Aponte para a Solução e não para o Problema!

O ponto de partida não é o problema, mas a solução. Não sabote o seu tempo com o interlocutor, descrevendo situações desagradáveis. Seja positivo, aponte as suas ideias para a solução da situação e invista em sua criatividade e simpatia para ganhar o interesse do seu interlocutor. Apresente suas ideias de modo claro, assuma as suas responsabilidades, se comprometa com os seus argumentos e crie espaços para que o seu diálogo possa ser produtivo. Esta nas suas mãos gerenciar o diálogo e sair tranquilo e satisfeito com os resultados gerados.

 

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.