Gestão de Pessoas

A disciplina ajuda líderes a alavancar negócios

Um bom líder conhece muito bem os seus liderados, confia em suas capacidades, delega e passa feedbacks necessários para vê-los crescer e evoluir. 

Ser um líder é muito mais que dar ordens. Entre muitas outras ações, a boa liderança é capaz de inspirar o time e criar uma cultura de disciplina dentro do time. Essa disciplina está ligada à capacidade de alinhar a vontade de atingir seus objetivos, seguindo processos e estratégias bem definidas para superar os desafios do dia a dia de trabalho.

Sem um bom planejamento e respeito a processos bem estabelecidos, é muito mais difícil alcançar metas. Essa lição serve tanto para líderes quanto para liderados, que precisam também desenvolver uma boa visão sistêmica e ampliar seus conhecimentos continuamente.

A importância da disciplina na liderança

A disciplina pode ser definida como a obediência às normas convenientes para o bom andamento dos trabalhos. No ambiente profissional, ela é vista quando líderes conseguem conduzir seus liderados pelo caminho certo, ajudando-os a ser sua melhor versão no ambiente profissional, seguindo um planejamento inteligente e adotando processos produtivos para entregar resultados positivos.

Uma equipe mal disciplinada está sujeita a ter mais dificuldade para se alinhar e isso afeta na resolução de problemas e na qualidade do trabalho em equipe. A ausência de disciplina facilita o surgimento de conflitos e reduz a produtividade de todos que conflitos ocorram e, consequentemente, dificultem o cumprimento das metas desejadas.

Uma equipe disciplinada possui senso de autorresponsabilidade, com membros conscientes de suas obrigações e do que deve ser feito para entregar o que se espera deles. Com isso, naturalmente novas lideranças surgem internamente, criando um ciclo virtuoso e tornando a equipe mais autônoma. Isso impacta positivamente também o líder, que passa a ter mais tempo para pensar em questões estratégicas do negócio.

Quando uma decisão precisa ser tomada, o líder deve administrar o tempo e a energia da equipe, estabelecendo prioridades e dando o direcionamento necessário para o time saber o que precisa ser feito com agilidade. O foco é o melhor amigo do líder!

Nem sempre sentimos prazer ao realizar as atividades diárias, e a disciplina entra aí: fazer o que precisa ser feito, independentemente de ser algo divertido ou interessante. A resiliência também é uma forte aliada para colocar tudo isso em prática, tendo em vista que o profissional resiliente tem mais facilidade para superar os obstáculos que surgem no caminho e lidar com adversidades de forma mais leve e positiva, mantendo o foco e o direcionamento após sofrer revezes.

O mercado de trabalho e nossos negócios estão sempre sujeitos a passar por mudanças, que nem sempre são fáceis de lidar. Um time resiliente, nessas situações, consegue ter a disciplina necessária para encontrar as melhores saídas e alternativas para os problemas enfrentados, não deixando o estresse afetar a produtividade, o planejamento das tarefas e os processos que devem ser seguidos.

Formando uma equipe disciplinada

Ao longo deste artigo, vimos como a disciplina é uma competência fundamental para o alcance de metas e para o desenvolvimento sustentável e equilibrado de um negócio. Vamos analisar agora duas formas de aumentar a consciência de disciplina nas suas equipes.

  1. Entender os objetivos do negócio e de seus projetos

A boa liderança precisa ter sempre em mente quais são os seus objetivos. O que o seu negócio deseja alcançar? Quais são as metas dos seus projetos? É muito difícil orientar uma equipe sem ter total certeza de onde se quer chegar.

Da mesma forma, a equipe precisa saber o que se espera dela e quais são objetivos para ter uma boa performance. É muito difícil ter determinação e disciplina no ambiente profissional sem saber quais são os seus reais objetivos. A falta de clareza na comunicação dificulta a compreensão dos profissionais do seu papel na organização e a capacidade de traçar um bom planejamento.

  1. Ter consciência de que adversidades vão existir

Todo projeto ou negócio lida com problemas. Essas dificuldades podem advir de relações interpessoais complexas, concorrentes, mudanças no mercado ou eventos inesperados, como a pandemia da Covid-19. Diante disso, o mais importante é saber que, em algum momento, os líderes e seus times precisaram encarar momentos de dificuldade.

Essa consciência é muito importante para manter a disciplina sob pressão e diante da possibilidade de falhar. Ela permite que os profissionais saibam o que deve ser feito e sigam os processos e planejamentos feitos pela liderança.