Coaching Gestão de Pessoas

Misture-se e Inove: Aceitar o Diferente Para Crescer Na Carreira

Estamos em um momento de grandes e rápidas transformações. Tudo muda a toda hora. Surgem novas tecnologias, novos serviços, novas tendências de mercado. Palavras antes desconhecidas passam a fazer parte de nosso cotidiano, como serviços disruptivos, por exemplo, que o Microsoft Word nem reconhece ainda em sua correção ortográfica.
As inovações surgem e se modificam tão rapidamente, que as leis não as acompanham. O mercado está sempre em processo de mudança. É uma metamorfose contínua. Por décadas, os procedimentos para pegar um táxi ou reservar um hotel sempre permaneceram da mesma forma, porém, em um período de pouco mais de 10 anos, surgiram reservas de hotéis on-line e aplicativos para solicitar táxi, não sendo mais necessário usar uma agência de viagem ou uma cooperativa de táxi. Quando se pensava que não havia mais nada para se inventar, surgem o Uber e a Airbnb, em que pessoas comuns compartilham seus carros e apartamento, através de aplicativos nos smartphones, gerando novas tendências de mercado e abalando novamente o segmento de transporte e hospedagem.

Estas mudanças irão continuar nesta velocidade frenética, modificando o mercado e o cotidiano das pessoas?

Certamente sim, pois quanto maior for a inserção de novos empreendedores no mercado, provenientes de diversas partes do globo, maior a possibilidade de surgirem novas ideias que modificam tudo que já conhecemos.
Temos e devemos lembrar sempre que quanto maior o número de pessoas com experiências diferentes de vida, mais criativo o mercado tende a ser, pois novos olhares para os mesmos problemas podem trazer novas ideias e soluções para antigos dilemas. A diversidade pode ser uma solução se percebermos o potencial estratégico que ela traz, porém o preço a se pagar em um mundo mais criativo, que é potencializado pelo multiculturalismo, são as mudanças cada vez mais frequentes.
Para inovar, é preciso pensar diferente e para pensar diferente é preciso aceitar o novo. Por isso, misture-se para enxergar o que antes era invisível. Busque compreender o novo convivendo com a diversidade de pensamento e ideias. Alimente sua carreira com experiências em outros países, em outras escolas, com outras culturas e com outras pessoas.
Derrube as fronteiras de seus limites de pensamento e enxergue o além. Uma carreira requer mais do que teorias e conceitos locais. Ela requer uma visão muito mais ampla, portanto antecipe-se às mudanças e busque se tornar um profissional global. Quebrar paradigmas é a certeza do sucesso.

ARTIGOS RELACIONADOS:

Passo a passo para conquista de uma vaga: planeje e conquiste!
Buscar um emprego: cuidado, você pode estar cavando certo, mas no lugar errado! Para toda ação há uma estratégia de carreira

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.