Carreira Você Sabia?

Você Sabia? A Disciplina E A Organização Faz Toda A Diferença Na Busca Pelo Sucesso Profissional. É Gestão Estratégica De Carreira!

Muitos dos meus alunos de MBA, questionam o que é necessário fazer para obter uma boa nota no trabalho de conclusão e curso, como também conseguir aquela posição tão desejada dentro da empresa. Em ambos os casos, digo que a disciplina e a organização são aliados indispensáveis para cumprir tais metas.

Além de estar preparado em termos cognitivos é preciso ter o caminho muito bem traçado, com todas as variáveis mapeadas e as possíveis estratégias para que, caso ocorra uma interferência externa, o caminho possa ser prosseguido com os devidos ajustes.

Porém, para ter este caminho traçado é preciso conhecimento, dedicação, disciplina e organização. Não basta somente investir em um curso de pós-graduação, se o profissional não organiza a sua vida pessoal e acaba  por “sabotar” o curso de pós-graduação para cumprir compromissos da vida pessoal –  um exemplo muito interessante que pude presenciar um dia desses em sala de aula: Um aluno pediu para sair mais cedo, pois tinha que ser padrinho de casamento de um conhecido – a carga horaria da disciplina que eu estava ministrando possuía 12 horas, a serem  cursadas no mesmo dia. O aluno perderia 50% da carga horária, por isto já estaria reprovado – não havia possibilidade dele cumprir a disciplina e nem se dedicar ao conteúdo da matéria – pois estaria deficitário neste sentido. Naquele momento, a única alternativa seria trancar a disciplina e cursá-la em outro momento, visto que o compromisso com o casamento do conhecido, era prioritário, e o aluno poderia se dedicar a cursar a disciplina, em outro momento.

Esta tomada de atitude deve ser precedida de uma análise planejada, organizada, capaz de gerar uma outra estratégia para a situação conflitante e não do modo como foi realizado – durante o dia agendado para a disciplina e sem possibilidade de análise antecipada. Resultado: perdeu-se o investimento feito com a matrícula na disciplina e comprometeu o calendário acadêmico, pois somente no próximo ano,  o aluno  poderá cursar a mesma, por conta de agendamento do currículo acadêmico.

Não há sucesso sem planejamento e o mesmo passa por estes dois vetores: organização e disciplina. Estas lições aprendidas valem para todo profissional, que quer obter sucesso em sua carreira – não é perda de tempo é gestão estratégica de carreira.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.