Gestão de Pessoas Você Sabia?

Você Sabia: O Que É Um Conflito De Relacionamento?

Para alguns profissionais, trabalhar em equipe é um verdadeiro dilema. Estes preferem trabalhar de modo isolado, preparar seus pacotes de trabalho e fazer entregas individualizadas. Com tais características, acabam por colocar em risco os resultados de projetos, pois atualmente há uma interdependência entre as tarefas a serem realizadas e é necessário haver uma ação mais colaborativa e dialógica em todo o processo de trabalho.

Os profissionais que têm problemas interpessoais, se queixam de modo real, ou imaginário, de outros integrantes da equipe e podem causar prejuízo ao desempenho de todos.

O conflito pode levar ao aumento do estresse na equipe, elevar a rotatividade de seus integrantes, reduzir a capacidade de resolução de problemas, bem como reduzir a criatividade e a inovação.

A comunicação é um fator essencial e, na maioria das vezes, não é clara e gera ruído nas mensagens emitidas, por aqueles envolvidos nestes conflitos. A falta de uma comunicação adequada, faz com que evidenciem barreiras dentro da equipe e, consequentemente, pode afetar sobremaneira os resultados esperados.

Além do desagaste emocional entre os membros da equipe, o impacto pode ser ainda maior, fazendo com que os envolvidos desviem o foco de suas tarefas e ignorem os trabalhos que necessitam da colaboração dos demais integrantes.

O papel do líder é estar atento ao clima de sua equipe e trabalhar com equidade na distribuição das tarefas, valorizar e utilizar a meritocracia para valorizar o seu time. Cabe também exercer uma comunicação transparente, na qual emissor e receptor tenham a clareza da mensagem. As diferenças entre os membros da equipe, devem ser trabalhadas de modo positivo, para que possam agregar benefícios a todo o grupo. A compreensão destes pontos e o gerenciamento correto da equipe levam ao consenso e, por sua vez, ao sucesso de todos os seus integrantes.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.