Coaching Gestão de Pessoas

Você é Um Talento Com “impacto Social”? O Que Isto Pode Potencializar a Sua Carreira?

Por Profa. Dra. Ana Paula Arbache. 

Ultimamente é fácil ouvir de profissionais que atuam buscando talento no mercado, perguntam-me se conheço algum profissional cujo perfil atenda aos requisitos das vagas que estão buscando, mas que possuam evidências de impacto social em sua carreira.

A palavra impacto, tem ganhado alcance no protocolo de comunicação do ambiente de negócios. Frequentemente, escutarmos as seguintes frases: “o negócio possui impacto”, ou “o impacto do negócio”.

Há uma cisão entre a palavra impacto e o discurso de uma economia que hoje, se preocupa (em diferentes nuances) com o seu impacto, tomando mais consciência de sua influência na sociedade e no mundo. Essa visão mais comprometida, faz com que a palavra impacto, venha de mãos dadas com outra palavra muito requerida pela economia: o resultado.

Impacto e resultado estão na ordem do dia, questionar e conhecer os impactos, levam, imediatamente, à avaliação dos resultados.

As organizações têm apresentados seus impactos socais e ambientais por meio de indicadores, que demonstram e medem o quanto as atividades da referida organização, afetam a sociedade que atuam. Muitas organizações tem suas reputações positivadas ou negativadas, mediante os resultados que os impactos geram. São muitos os indicadores que organizações utilizam para medir seus impactos, há diferentes documentos e diretrizes que auxiliam no mapeamento e na medida dos impactos e os remetem a publicação de relatórios, que são avaliados para destacar ou não, a avaliação da organização frente a sociedade.

Por quê falar dessas palavras no ambiente de gestão de carreira? Porque as mesmas, são marcações necessárias para distinguir reputações. O impacto social dos candidatos ou talentos que são buscados no mercado, passam pelo crivo da avaliação do impacto social, que estes profissionais foram capazes de gerar em suas carreiras.

Isto ainda é algo novo, muitos profissionais que buscam os talentos no mercado, sabem que impacto social faz parte de uma nova ordem, que constituída e olhada para além dos negócios, está sendo gestada para formar jovens profissionais para uma era mais consciente com o planeta e seus habitantes. Não por acaso, as vagas nas quais se solicita uma avaliação do impacto do social, está no primeiro ciclo de carreira do profissional. No entanto, temos profissionais experientes e com impactos sociais positivos em seu portifólio de carreira, e são capazes de largar na frente de competidores, que não possuem este diferencial.

Como se faz a avaliação do impacto social de um candidato ou profissional no mercado? A busca é pelo legado do sujeito, e verifica-se: O quanto ele participou ou contribuiu para o contexto no qual ele viveu? Que tipo de trabalho ou serviço o mesmo prestou? Como foi sua vivência junto ao grupo o qual fez parte? Houveram contribuições significativas que puderam afetar positivamente o ambiente? Fez parte de algum projeto relevante? Atuou em ambientes diferentes? Que desdobramentos podem ser aproveitados para o ambiente de trabalho. As universidades, as instituições estudantis, os trabalhos apresentados e/ou publicados, são insumos para uma pesquisa do perfil do sujeito.

O fato novo é que a avaliação do desempenho acadêmico, soma-se ao legado do impacto social que o sujeito foi capaz de gerar, por meio da avaliação de ambos, busca-se encontrar um profissional, um talento com o perfil da vaga e com o chamado impacto social.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.