Carreira Coaching

Sucesso Na Carreira: Fazer Do Presente Estratégia Para O Futuro!

Não tenha receio em dizer: “Estou projetando estrategicamente minha carreira, para que eu possa atingir os meus resultados”. A intencionalidade de suas ações, em prol ao atingimento de um objetivo profissional, é saudável e  retrata a sua capacidade de traçar um bom plano de ação que, respeitadas as diretrizes da ética profissional, delinearão as ações em favor do seu crescimento.

Desse jeito, você estará enfrentando, com maior clareza, as restrições que poderão se apresentar no decorrer dessa trajetória e enxergar, nas suas ações do presente, resultados satisfatórios que irão auxiliar na concretização de um futuro almejado.

No ambiente competitivo o qual vivemos, cabe a cada profissional entregar o melhor trabalho possível, valorizando sempre a sua posição no ambiente o qual ocupa. A sua capacidade de fazer entregáveis de qualidade e com responsabilidade, poderá ser um grande aliado na busca pelo sucesso profissional. Exemplo, se hoje estou gerenciando um projeto de pequeno porte em minha empresa, vou desenvolvê-lo com excelência e procurar apresentá-lo aos meus superiores, demonstrando os resultados deste trabalho!

O plano de carreira escrito no presente é um instrumento que define, como queremos executar, as decisões que tomamos. Estas decisões orientaram o traçado dos nossos estágios de carreira e, sendo bem feitas, poderão determinar o nosso futuro profissional.

Vale lembrar que, uma carreira pode ser a seqüência de sucessos e fracassos, que um profissional vive em suas atividades profissionais. Ao passar por empregos, empresas, cargos funcionais, o profissional está vivenciando a sua carreira. Quando se tem um plano de ação, todos estes pontos devem ser cuidadosamente mapeados, pois influenciarão sobremaneira, no futuro do profissional.

Isto quer dizer que sempre teremos uma carreira evolutiva, isenta de fracassos? Nem sempre, pois às vezes, para se chegar onde quer é preciso mapear os conhecimentos, competências e atitudes do profissional e, caso o mesmo não tenha uma destas dimensões para alcançar o seu objetivo, deverá desenvolvê-la. Por exemplo, o profissional necessita das competências necessárias para ser um líder de equipe em 1 ano, mas o mesmo não as possui. Desta forma, será preciso “dar um passo atrás, ou projetar melhor este futuro com um cronograma mais alargado”, para que este profissional possa desenvolver as competências necessárias para o cargo que almeja.

Assim, pode-se gerenciar o tempo com maior exatidão e adequar as expectativas do profissional, ao objetivo proposto. Ansiedade e falta de conhecimento, podem sabotar um processo de ascensão profissional.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.